Valioso espólio vai a leilão beneficente em prol de pesquisa em células tronco

Nós já trouxemos para o blog posts sobre o 87º Grande Leilão de Arte em São Paulo, promovido pelo escritório de arte Dagmar Saboya, mas aqui vai mais uma informação importante. O leilão, que terá mais de 1000 lotes divididos em quatro noites de pregão, traz como principais destaques pinturas de alguns dos mais expressivos artistas do modernismo brasileiro. Uma delas, a bela tela de Candido Portinari, representando a Última Ceia. Outra delas, de José Pancetti, da série Bahia, Casa de Pescador.

Mas o destaque para esse post vai para o importante espólio do casal May e João Álvares Rubião Neto, deixado em doação à FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – em prol de pesquisa genética em células tronco e, assim, contribuir com avanços na cura e prevenção de doenças degenerativas. O testamento também atribui a organização do leilão ao Escritório de Arte Dagmar Saboya, o qual honradamente destinará parte da comissão para colaborar com a doação. São quadros, esculturas, pratas e mobiliário de excelência, escolhidos com grande dose expertise ao longo de toda uma vida. Entre os principais lotes ressalta-se a bela obra de Antônio Bandeira, A Grande Cidade Azulada, adquirida diretamente do artista, amigo do casal. Outro destaque é a bonita Fachada, de Alfredo Volpi.

Além destes, o leilão conta também com um belo São José de Botas, de Aleijadinho; diversos objetos de prata inglesa, feitos pelo famoso prateiro da Coroa Britânica, Paul Storr; bela coleção de porcelana chinesa Companhia da Índias, com destaque para algumas peças do serviço conhecido como “Folha de Tabaco”; extenso acervo de obras dos mais consagrados artistas brasileiros como Di Cavalcanti, Milton Dacosta, Cícero Dias, Aldo Bonadei, Djanira da Motta e Silva, e mais; esculturas de Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Frans Krajcberg e do designer Joaquim Tenreiro; obras de artistas estrangeiros como Omar Rayo e Cruz Diez entre outros.

A exposição vai até hoje, 23 de Outubro de 2017, das 12h às 20h30.

O leilão será realizado presencialmente e online nos dias 24, 25 e 26 de Outubro de 2017 às 20h15, e no dia 28 de Outubro de 2017 às 15h.

Leiloeiro: Roberto Fernando L. Castelli – JUCESP Nº 193

Local: Rua Colombia, 157 – Jardim América – São Paulo – SP
Informações.: (21) 99961-3445 / (21) 99989-2554 / (21) 99124-0244