1º Leilão Imperial Began Antiguidades e Marise Domingues de 10 a 14 de setembro de 2018

O Império do Brasil, (1822/1889) é o berço de nossa nacionalidade brasileira e foi um período da nossa história caracterizado por um contínuo progresso, a partir de nossa independência de Portugal.

Dom Pedro II, nosso último imperador, destacou-se entre os líderes políticos de sua época contando com o respeito e a admiração da comunidade internacional.

De todos os nossos chefes de estado, foi o que mais se destacou pela cultura, conhecimento, probidade e dedicação aos interesses do Brasil.

O Império Brasileiro deve ser reverenciado por cada cidadão desse país e tudo que dele nos vem: lembranças, símbolos, registros, devem ser cultivados e amorosamente preservados como parte importante da nossa história e de nossos fundamentos nacionais.

Esse é um leilão especial, entre tantos especiais, pela qualidade das peças e seu valor histórico, pela importância dos comitentes e sua amizade.

A exposição presencial acontece a partir de 28 de agosto de 2018, de segunda a sexta das 10 às 18h e aos sábados de 10 às 14h e possui estacionamento próprio no local.

O leilão será apenas online nos dias 10 a 14 de setembro de 2018. Nos dias 10 a 13 de setembro o leilão acontece às 20h e na sexta-feira, 14 de setembro, às 17h.

São 911 lotes divididos em 5 dias de leilão com peças do período imperial, arte popular, mobiliário, cristais, esculturas, marfins, porcelanas, pratarias e quadros de pintores consagrados. 

Confira agora o catálogo completo do leilão!

CASA IMPERIAL BRASILEIRA – D. Pedro I

Raríssimo tinteiro em prata de lei alemã batida, repuxada e cinzelada. Concebido à Sua Majestade o imperador D. Pedro I, após a Independência do Brasil, porém antes de sua coroação. Peça de singular importância histórica, ilustra com arte escultórica os elementos alusivos a liberdade, medicina, arte e ciências, sendo a figura da liberdade empunhando a bandeira com as Armas do Império ainda sem a coroa. Base retangular profusamente lavrada e moldurada com elementos vegetais, acondicionando campainha de engrenagem, repousando sobre quatro cariátides de quimeras. Alemanha. Século XIX. 33 x 33 x 23 cm.

Veja mais destaques deste leilão

BRASÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL DURANTE O SEGUNDO REINADO – Espetacular florão magistralmente esculpido em madeira policromada e ornamentada em ouro brunido Brasil. Século XIX. 93 x 80 x 20 cm.

CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Espada de gala constituída por pomo em formato de coroa, encimando espiga encordoada em filigrana banhado em ouro, protegida por arco que termina na guarda mãos, que por sua vez possui as Armas do Império Brasileiro lavradas em relevos. Bainha em couro adornada com três apliques em metal lavrado com arestas paralelas. Peça recentemente restaurada. Digna para colecionadores e afins. Brasil. Século XIX. 95 cm.

IMPERATRIZ THEREZA CHRISTINA – CASA IMPERIAL BRASILEIRA. Rara e suntuosa pintura retratando Imperatriz Thereza Christina, pintado em óleo sobre tela com a iconografia da cidade do Rio de Janeiro em segundo plano. Adornado com esplendorosa moldura esculpida em madeira e rematada em ouro brunido. Florão magistralmente esculpido com a Coroa Imperial sobre panejamento com sutil movimento, entre detalhes e complementos fitomorfos. Brasil. Século XIX. Medida interna 99 x 79 cm/Medida externa 150 x 115 cm.

Excepcional cômoda papeleira de estilo e época D. João V., inteiramente construída em jacarandá da Bahia. Composta por corpo retangular munido de quatro gavetas, ladeadas por colunas esculpidas com volutas, sustentando tampo em abatant, moldurado, que ao se abrir revela nichos, escaninhos e compartimento de cofre, esculpido em alto relevo com as Armas de D. João V. Puxadores torneados a mão e adornados com apliques em marfim, e espelhos de fechadura em marfim incrustado. Século XVIII. 125 x 113 x 65 cm. 104 cm de profundidade (aberta).

OSVALDO MARCI (.1946) – “Floresta Encantada no. 1. Acrílico s/ tela. Ass. no verso. 90 x 170 cm.

STEINWAY & SONS – Espetacular piano de cauda executado pela manufatura norte Americana. Nº de série 168201. Internamente contem as inscrições “Steinway Foundry Casting Tubular Metallic Action Frame Pat.”. C. 1940.180 cm de altura com o tampo aberto. 97 cm com o tampo fechado. 142 cm de largura e 166 cm de profundidade. Steinway & Sons é uma marca fabricante de pianos, fundada em 1853 por Heinrich Steinweg (e filhos) na cidade de Nova York, e com uma segunda fábrica estabelecida em 1880 na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Embora as fábricas Steinway tenham sofrido grandes alterações, continuam hoje ainda a fazer pianos com a marca Steinway & Sons.

DOM PEDRO II – CASA IMPERIAL BRASILEIRA Antiga e rara poltrona espreguiçadeira construída em madeira de carvalho recortada e torneada. Guarnecida de duas pranchas pivotantes de apoio, que se encaixam sob os braços. Assento e espaldar em palhinha. Singelo exemplar de mobiliário do seguimento Império, o qual fez parte do cotidiano de Pedro II, segundo relatos narrados pela família Imperial. Brasil. Final do século XIX. Pertenceu ao acervo da Família Imperial. 93 x 78 x 128 cm com as pranchas abertas a profundidade chega em 152 cm.

Busto de D. Pedro II fardado de Almirante, concebida em bronze fundido e patinado, repousando sobre base em mármore francês. Autoria não identificada. Século XIX. 45 x 35 x 20 cm.

AGOSTINHO JOSÉ DA MOTTA (Rio de Janeiro, 1824 -1878) – “Flores”. Óleo s/ tela. Ass. no cse, e dedicado Ao discípulo Sileto R. Amoedo, datado de 1876. 78 X 62 cm.

Sopeira de prata inglesa batida, repuxada e magistralmente cinzelada. Estilo e período georgiano. Contraste da cidade de Londres, letra data 1819. Marcas do conceituado prateiro Benjamin Smith II. Formato oval com tampa repuxada por godrões perpendiculares, encimado por gomos. Pega primorosamente executada em rocailles concheados e floridos. Corpo liso repousando sobre quatro imponentes pés de garras findadas ao bojo em feitio de folhas de acanto. Inglaterra. 1º quartel do século XIX. 28 x 40 x 24 cm.

 

CASA IMPERIAL BRASILEIRA – PEÇA UNICA – Aquarela de singular importância de conteúdo histórico nacional brasileiro, representando bromélia, concebida e dedicada à Princesa Isabel Contesse d’Eu. 35 x 48 cm. Assinada Claire Dorothée Pinel. Pertenceu ao acervo da Família Imperial.

DOM PEDRO II – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Prato em porcelana francesa pertencente ao serviço Imperial de D. Pedro II, conhecido como Serviço P II Grande. Borda verde esmeralda esmaltada e friso em filigrana a ouro, ostentando na parte superior, em reserva, brasão de armas do Império Brasileiro. Peça do mesmo serviço reproduzida na página 214 do livro Louça da Aristocracia no Brasil, de Jenny Dreyfus. Este serviço foi presenteado a D. Pedro II por D. Luiz, Rei de Portugal, por ocasião da visita do Imperador Brasileiro a Portugal. Século XIX. 24 cm.

Informações sobre o leilão

1º Leilão Imperial Began Antiguidades & Marise Domingues – Importante acervo e espólio Sérgio Viotti

Leilão

Dias 10, 11, 12 e 13 de Setembro de 2018,
Segunda, Terça, Quarta e Quinta-feira às 20h

Dia 14 de Setembro de 2018
Sexta-feira às 17h

Coordenação e Supervisão Geral: Marise Domingues
Descrições e organização: Júlio Paques Neto
Fotografia: Lucien Prouvot e Jean Sanches
Ambientalização: República das Flores
Textos : Carlos Alberto Alvim

Local

Rua da Consolação, 2250 – Consolação. São Paulo. Estacionamento no local

Leiloeiro

Roberto de Magalhães Gouvêa – JUCESP Nº 403

 

Veja a exposição Presencial