A História das Esmeraldas em Três Mulheres que marcaram o mundo

 A História das Esmeraldas

As esmeraldas têm uma associação de longa data com as mulheres ao longo da história. Essas jóias luxuriantes e verdes – consideradas 20 vezes mais raras que os diamantes – foram a pedra de nascimento da deusa romana Vênus e a joia favorita de Cleópatra. Esses brilhantes verdes já são admirados a séculos e continuam sendo atraídos por milhares de pessoas.

Cleópatra

Talvez a mais fervorosa advogada das esmeraldas, Cleópatra adorava essas jóias. Mas o amor dela por elas já estava vinculado às crenças e época do Egito Antigo. “As primeiras minas de esmeralda conhecidas foram encontradas no Egito já em 330 AC. (muito antes do reinado de Cleópatra) “. “Isso contribuiu para a atração de longa data do país pelas esmeraldas. De fato, a própria Cleópatra era tão obcecada por esmeraldas, que acredita-se que ela reivindicou a propriedade de algumas das minas que pertenciam ao grego como sua porque ela queria as jóias para si mesma. ”.

Embora o Egito antigo fosse o lar de esmeraldas, essa não foi a única coisa que deu às pedras seu amplo apelo. “Sua rica cor verde representava renascimento, fertilidade, poder e, mais importante, eterna juventude”. As esmeraldas eram usadas em rituais funerários como um lembrete para os jovens, enquanto se acreditava que eles também tinham a capacidade de tratar doenças oculares, possivelmente ligadas à sua alegada propriedade de clarividência. E Cleópatra ajudou a conferir a essas jóias não apenas uma confirmação de suas propriedades mais mágicas, mas uma realeza duradoura que sobreviveu por séculos. “Dizem que Cleópatra ainda tinha o hábito de presentear dignitários visitantes com um presente particular – uma grande representação de si mesma, esculpida inteiramente em esmeraldas”.

Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor disse certa vez: “Adoro usar pedras preciosas, mas não porque elas são minhas. Você não pode possuir esplendor, só pode admirá-lo. ”Na verdade, Taylor estava tão encantada com jóias que seu nome se tornou quase sinônimo de esmeraldas. Na época de sua morte, ela era amplamente conhecida por ter uma das coleções de joias privadas mais caras do mundo e uma de suas peças mais valorizadas era o colar de diamantes cravejados de esmeralda. A peça continha 16 esmeraldas colombianas octogonais, todas incrustadas em diamantes em forma de pêra.

De maneira quase fatídica, havia rumores de que o colar de esmeraldas era um presente de noivado para Taylor por seu então noivo Richard Burton, depois que eles se conheceram no set de Cleópatra. Se o espírito e o amor de Cleópatra foram repassados ​​a Taylor quando ela desempenhou o papel de rainha egípcia permanecem um mistério, o amor de Taylor pelas esmeraldas era igualmente incomparável, levando-a a acumular um conjunto inteiro de peças de esmeralda da Bvlgari. Taylor encarnava a beleza que via nas esmeraldas e, embora elas acabassem sendo vendidas em leilão (o colar para milhões), para Taylor nunca era algo tão trivial quanto dinheiro. “Nunca pensei nas minhas jóias como troféus. Estou aqui para cuidar e amar, pois somos apenas guardiões temporários da beleza. ”

Princesa Diana

Se Cleópatra no Egito antigo deu associações reais a esmeraldas, a princesa Diana ajudou a consolidar isso no século XX. Uma das peças mais conhecidas de Diana era uma gargantilha de esmeralda Art Déco. Usado pela primeira vez pela rainha Mary no início de 1900, foi presenteado a Diana pela rainha Elizabeth II. Uma peça que ela usava para muitas ocasiões reais, ela adaptou a gargantilha como uma faixa para a cabeça, outro reflexo da maneira como ela usava a moda para ajudar a trazer a realeza e a tradição para os dias modernos. A aparência mais comovente da gargantilha foi talvez no seu aniversário de 36 anos, quando ela a usou pela última vez como colar, antes de sua morte, dois meses depois.

Diana era um símbolo de graça e compaixão e outra figura que ajudou a confirmar o lugar das esmeraldas entre os rostos femininos mais famosos do mundo. Enquanto as esmeraldas de Cleópatra representavam poder, de Elizabeth Taylor beleza, as esmeraldas de Diana eram outro acessório para ela mostrar seu traço de individualidade e diferença.

Fontes: wikipedia.org

Veja destaques de próximos leilões

Clique aqui para ver mais destaques