Acervo Raro Leilões – XVIII Leilão de Livros Raros e Manuscritos – Julho 2021

A  Acervo Raro Leilões faz no dia 16 de Julho de 2021 às 19:30 horas o XVIII Leilão de Livros Raros e Manuscritos : de Gonçalves Dias e Machado de Assis a Vargas Llosa com um total de 134 lotes.

Excelentes oportunidades para colecionadores de livros, documentos, gravuras, autografados, bibliografias e muito mais!

Confira abaixo os destaques que separamos especialmente, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - livro raro - LIVRO AUTOGRAFADO / TREVISAN, Dalton

7 ANOS DE PASTOR. Curitiba: Editora Guaíra Limitada, 1948. 127p. Capa e gravuras de Poty. Brochura em bom estado de conservação. COM DEDICATÓRIA E AUTÓGRAFO DO AUTOR PARA FRANCISCO RAITANI, DATADA DE 1950. Raríssimo livro do conhecido escritor brasileiro, publicado após Serenata ao Luar. Junto deste, é um dos títulos renegados pelo autor. OBSERVAÇÃO: entre as p.113-127 consta pequena perda no canto inferior, longe do texto.

clique aqui para ver o lote

destaques | clique nas imagens

LIVRO AUTOGRAFADO/ FUTEBOL / FILHO, Mario. O ROMANCE DO FOOT-BALL. Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1949. COM DEDICATÓRIA E AUTÓGRAFO DO AUTOR. Encadernado, mantendo capas originais. 318p. Dimensões: 14x21cm.

NAZISMO / ALEMANHA NAZISTA / STRASSER, Otto. DEUTSCHLANDS ERNEUERUNG. Buenos Aires: Editorial Trenkelbach, 1946. 182p. *Otto Johann Maximilian Strasser (10 de setembro de 1897 – 27 de agosto de 1974) foi um político alemão e membro do Partido Nazi. Otto, juntamente com seu irmão Gregor Strasser, foram os líderes do strasserismo, uma vertente do nazismo que ia contra as ideias de Adolf Hitler, onde funcionaram como um grupo secreto durante o exílio dos mesmos na Segunda Guerra Mundial. **MÁXIMA ATENÇÃO DE TODOS: O presente item não Promove ou glorifica violência ou intolerância racial. Está à venda apenas para fins de preservação da memória histórica e para fins de estudo acerca desse período da nossa História. A organização do leilão não faz apologia a quaisquer movimentos políticos ou ideológicos, e repudia qualquer ideologia de cunho racista, privilegiando, acima de tudo e estritamente, o acesso de pesquisadores, colecionadores e interessados a materiais que reflitam justamente o que foi determinado período histórico, por mais espinhoso, lamentável e repugnante que seja. Ao longo da História, os momentos controversos e atrozes marcam presença, infelizmente.

MACHADO DE ASSIS – Raríssimo CARTÃO DE VISITA DE MACHADO DE ASSIS com dedicatória manuscrita do próprio: Ao velho am. H. Chaves o velho am. (Machado de Assis). 13/01/1908. 18, Cosme Velho (impresso). O destinatário deste cartão é Henrique Chaves, do jornal Gazeta de Notícias, em cuja data fazia aniversário. 6x10cm. *JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 – Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro que dispensa comentários, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores, senão o maior nome da literatura do Brasil. **HENRIQUE CHAVES (1849-1910), foi um dos fundadores do jornal Gazeta de Notícias.

LIVRO AUTOGRAFADO / SALGADO, Plínio. TREPANDÉ (romance). Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1972. PRIMEIRA EDIÇÃO. DEDICATÓRIA ASSINADA PELO AUTOR datada de 18/07/1972. Ilustrado com retrato do autor em preto e branco. Brochura. Capa de Eugênio Hirsch. Bom estado de conservação. 202p. 21x14cm.

BRASIL IMPÉRIO / FERROVIAS / GALVÃO, Manoel da Cunha. NOTÍCIA SOBRE AS ESTRADAS DE FERRO DO BRASIL. Rio de Janeiro: Diário do Rio de Janeiro, 1869. 478p. Encadernado, com desgastes do tempo. Com assinatura de posse de Antônio Pereira Rebouças, pai dos famosos Irmãos Rebouças.

LIVRO AUTOGRAFADO / AZEVEDO, Cyro de. CHEMIN FAISANT. Paris: Garnier, s/d. 204p. Encadernado preservando-se as capas da brochura. COM DEDICATÓRIA E AUTÓGRAFO DO AUTOR PARA O BARÃO DO RIO BRANCO, assinada em Viena no mês de Setembro de 1910. *CYRO DE AZEVEDO (Aracaju-SE, 1858 – Rio de Janeiro, 1927; advogado, jornalista e diplomata).

(MEDALHAS / MEDALHÍSTICA/ BRASIL IMPÉRIO) / PINHEIRO, Artidóro Augusto Xavier. ORGANIZAÇÃO DAS ORDENS HONORÍFICAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL. São Paulo: Typ. a vapor Jorge Seckler & Co., 1884. 28p + 8p. de tabelas + 7 belíssimas gravuras litográficas coloridas do litógrafo F. Lichtenberger de S. Paulo acerca das diversas espécies de medalhas honoríficas do Império do Brasil (uma destas possui rasgo, sem perda de conteúdo, o que poderá ser reparado). Encadernação original. Exemplar completo.

PLAQUE DE VERRE – AVIAÇÃO – SANTOS DUMONT – Placa de vidro colorida para projeção luminosa de imagem do balão de Santos Dumont sobrevoando Paris. 8,5 x 10 cm. Nas últimas décadas do século XIX ficou muito difundida as lanternas mágicas ou episcópios, antecessores dos aparelhos de projeção modernos, que utilizavam as placas de vidro para projetarem imagens em telas ou lenços. Placa limpa sem fungos ou manchas.

GONÇALVES DIAS – Raríssima carta manuscrita e assinada pelo romancista Gonçalves Dias destinada ao escritor Francisco Sotero dos Reis, datada de 31 de Agosto de 1845, tratando de temas literários, poesia, reflexões sobre a vida e afins. Item único. Poderão ser solicitadas mais fotografias e/ou vídeos desse lote. 22,5x18cm. *GONÇALVES DIAS (Caxias, 10 de agosto de 1823 – Guimarães, 3 de novembro de 1864) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como “indianismo”, é famoso por ter escrito o poema “Canção do Exílio”, o curto poema épico I-Juca-Pirama e muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos, além de seu segundo mais conhecido poema chamado: Canções de Exílio que viriam a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. Foi um ávido pesquisador das línguas indígenas e do folclore brasileiro. É o patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras. **FRANCISCO SOTERO DOS REIS (São Luís do Maranhão, 22 de abril de 1800 – 16 de janeiro de 1871) foi um jornalista, poeta, professor e escritor brasileiro do século XIX. Deixou uma obra vinculada a assuntos filológicos. Suas incursões temáticas sobre a realidade regional também decorreram num contexto de lutas políticas acirradas e instituintes do jovem Estado Nacional e de uma província inicialmente refratária às proposições separatistas do Brasil. Escreveu, também, uma das primeiras histórias literárias no Brasil: o Curso de Literatura Portuguesa e Brasileira (1866-1873), fruto de sua experiência docente no Instituto de Humanidades, cujo diretor era Pedro Nunes Leal.

LIVRO AUTOGRAFADO / VISCONDE DE TAUNAY / DINARTE, Sylvio. (Escragnolle Taunay). ESTUDOS CRÍTICOS: HISTÓRIA DA GUERRA DO PACÍFICO. Rio de Janeiro: Leuzinger & Filhos, 1881. 92p. Encadernado em meio-couro. COM DEDICATÓRIA E AUTÓGRAFO DO AUTOR PARA O MAJOR CLARO AMÉRICO GUIMARÃES. *Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay, primeiro e único visconde de Taunay, (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1843 – Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1899) foi um nobre, escritor, músico, professor, engenheiro militar, político, historiador e sociólogo brasileiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a Cadeira n. 13. Também é o patrono da Cadeira n. 17 da Academia Brasileira de Música.

Clique aqui para VER O CATÁLOGO COMPLETO

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

A exposição das peças será exclusivamente on-line. Eventuais solicitações para exame de lotes, mediante contato prévio para agendamento com a devida antecedência.

LEILÃO

Dia 16 de Julho de 2021

Sexta-feira às 19h30min.

Informações – Fone/WhatsApp: (21) 99047-5454.

E-mail: arleiloes@acervoraro.com

**** PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO ****

CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU CADASTRO

LEILOEIRO

Pedro Sergio Silva – JUCERJA Nº 234

LOCAL

Realizado exclusivamente on-line através da plataforma Acervo Raro Leilões (www.acervoraroleiloes.com.br).

Rua Xavier da Silveira, 58. Copacabana. Rio de Janeiro-RJ.

Clique aqui para VER O CATÁLOGO COMPLETO