Began & Marise Domingues – Leilão de Arte e Antiguidades – Janeiro 2021

Began Antiguidades & Marise Domingues Arte e Leilões faz o Primeiro Leilão de Lance Único com encerramento em 10 de Fevereiro de 2021 às 20:00 hs.

São 273 lotes, com ótimas oportunidades em lotes raros como móveis, pratas, arte sacra, cristais, quadros, porcelanas e muito mais!

Confira alguns destaques que separamos especialmente, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - porcelana chinesa - Punch Bowl

Punch Bowl em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorado em esmaltes policromados da Família Rosa. Apresenta à frente duplo brasão de armas das famílias Dobree e De Havilland. Conforme documentação que acompanha o bowl, este 6º serviço ao qual esta peça pertence, teve retificação na cor do escudo, erroneamente em azul nos cinco primeiros conjuntos, como também indicação escrita em inglês para o esmaltador que recopiou as palavras red e green nos devidos ornamentos. Circa 1755-1760. Peça de grande raridade e importância histórica, com numerosas citações na literatura especializada. Peças do mesmo serviço se encontram no Peabody Essex Museum. 12 x 29 cm.

CLIQUE AQUI PARA VER O LOTE

Veja mais destaques | clique nas imagens

MANABU MABE (Kumamoto, Japão, 1924 – São Paulo, 1997) 

Composição Abstrata. Tapeçaria. Assinada cid. 150 x 155 cm.

Par de grandes vasos de porcelana japonesa de Kutani, decorados com reservas de samurais entre composições florais. Corpo em formato de bulbo, apresentando borda drapeada. Japão. Séc. XIX. 76 cm.

Imagem brasileira de roca, usada em procissões, em madeira policromada predominantemente azul claro, representando Nossa Senhora do Rosário. Apresenta-se com o Menino Deus recolhido ao braço esquerdo, de pé sobre peanha quadrangular em madeira dourada, lavrada e vazada com adornos florais e estilizada. Séc. XIX. 55 x 17 x 14 cm.

Imagem brasileira em madeira policromada e dourada, representando São José com o Menino Deus recolhido ao braço esquerdo. Apresenta-se de pé, com amplas e ricas vestes realçadas por largos pregueados. Base marmorizada, almofadada e chanfrada. (Faltam os braços do Menino). Séc. XIX. 57 x 23,5 x 13 cm.

GEORGINA DE ALBUQUERQUE (Taubaté, SP, 1885 – Rio de Janeiro, 1962)

Meninas no Parreiral. Década de 20. Óleo s/ tela. Ass. cie. 56 x 46,5 cm. Procedência Sebastian Deya Gallery Buenos Ayres Argentina. Georgina entregou-se de corpo e alma à visualidade impressionista, que parecia atender nitidamente à sua sensibilidade como pintora e sua seleção de temas, que permitiam à ela trabalhar os efeitos de luz ao ar livre, explica o livro Vozes Femininas. Foi a primeira mulher a fazer uma pintura histórica no país, o quadro Sessão do Conselho do Estado que decidiu a Independência (1922) que está no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.É considerada a introdutora do impressionismo no Brasil, movimento artístico que se preocupa com a luz e seus efeitos na pintura. A técnica, ela conheceu na Europa, no período em que morou no continente com seu marido, o também artista plástico Lucilio Albuquerque.

EDUARD HILDEBRANDT (Gdansk, Polônia, 1818 – 1868, Berlim, Alemanha, 1868) 

Tamandatay, SP. Óleo e aquarela s/ papel. Localizado cid. 23 x 17 cm (MI) 32 x 29 cm (ME). Cena cidade São Paulo, reproduzido no livro do artista pág. 74, por Gilberto Ferrez por Gilberto Ferrez o maior entendido em iconografia do Brasil século XXAquarelista e pintor. De 1838 a 1840, é aluno em Berlim do pintor Wilhem Krause. Participa das exposições da Academia de Berlim. Em 1840, viaja pela Escandinávia, Inglaterra e Escócia. Em 1842, estuda em Paris com o pintor Eugène Isabey….

SCHNEIDER & LOUIS MAJORELLE 

Vaso Art Deco em patê de verre envolto em base forget. França. Início do séc. XX. 30 x 23 cm.

EDUARD HILDEBRANDT (Gdansk, Polônia, 1818 – 1868, Berlim, Alemanha, 1868) 

Lagoa Rodrigo de Freitas, 1844. Aquarela s/ papel. Ass. 23 x 34 cm (MI). 37 x 48 cm. Belíssima cena do Rio de Janeiro, vista Lagoa Rodrigo de Freitas e Corcovado e vista do alto da Tijuca. Reproduzido no livro do artista pág. 62, por Gilberto Ferrez o maior entendido em iconografia do Brasil século XX….

Conjunto de seis pratos em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorado em esmaltes policromados da Família Rosa. Bordas ornamentadas por frisos e guirlandas floridas centralizando composições florais com peônias. Reinado Qianlong (1736-1795). 23 cm. Dois deles com fio de cabelo.

DAUM NANCY – France. Década de 30 

Excepcional luminária de mesa Art Déco em cristal acetinado e lavrado com gomos. Cúpula circular abobadada apoiada em haste no formato de coluna com anelado superior. Base esparramada moldada com borda em degrau. Assinada. Modelo pertencente à série conhecida posteriormente como Champignon à qual pertencem diversas variantes. Peça semelhante reproduzida no livro Daum Maitres Verriers, à pág. 149 e no livro Daum dans les Musées de Nancy. 82 cm (altura total). Cúpula com 30 cm (diâm). Pé com 24 cm.

Belíssimo medalhão em prata brasileira repuxada e cinzelada, com borda ondulada, ornamentado por reservas concheadas e flores, centralizando rosácea em gomos à volta de brasão do Brasil Imperial com esfera armilar, cruz da Ordem de Cristo e ramos de café e tabaco sob coroa. Pseudo contraste da cidade do Porto usado no Brasil na segunda metade do século XIX (Moitinho BR-16 p.346). Coleção Julio Pinotto. 78 cm. Segundo informação do Dr. Julio Pinotti este medalhão pertencia a Fazenda Santa. Cruz.

Punch Bowl em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorado no padrão conhecido como American Eagle Orange Fitzhugh. Apresenta larga borda e composições florais em esmalte rouge de fer centralizando águia, símbolo da recém-independente América, em grisaille com detalhes policromados e o lema E Pluribus Unum (Dentro Muitos, Um). Circa 1800-1810. Peça de notável importância histórica. 18 x 36 cm.

SAINT LOUIS 

Conjunto licoreiro em cristal “double” de azul sobre incolor. Composto por decanter de formato cônico, acompanhado de seis cálices. Decoração de lapidações estreladas. Hastes facetadas. França. Início do século XX. 42 cm (licoreiro). 17 cm (cálices).

JOHN GRAZ (Genebra, 1891 – São Paulo, 1980) 

Malabarista. Óleo s/ tela. Década de 1960. Ass. cid. 90 x 60 cm. Reproduzido sob a página de nº 416, do Livro “Dicionário de Artistas Plásticos Brasileiros”, por Constantino Cury.

clique aqui para ver o catálogo COMPLETO

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

Exposição de 02 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2021.

De segunda a sexta feira, 11h as 16h

EXPOSIÇÃO SOMENTE ON LINE

LEILÃO

PRIMEIRO LEILÃO DE LANCE UNICO.

NÃO HAVERÁ PREGÃO. QUEM DER O PRIMEIRO LANCE EM CADA LOTE ARREMATA A PEÇA.

NOSSO LEILOEIRO FARÁ O FECHAMENTO E O LOTE ESTARÁ DISPONÍVEL PARA PAGAMENTO E RETIRADA, QUE DEVERÁ SER COMBINADO COM A PARTE ADMINISTRATIVA DO LEILÃO.

Encerramento: 10 de Fevereiro de 2021 às 20h.

*****PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO*****

CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU CADASTRO

LEILOEIRO

Roberto de Magalhães Gouvêa – JUCESP Nº 403

LOCAL

Rua da Consolação, 2250 – Consolação. São Paulo – Estacionamento no local.

Contato: (11) 3256-1125 ou (11) 97120-1228.

clique aqui para ver o catálogo COMPLETO