Began & Marise Domingues – Leilão Raro – Novembro 2021

Began Antiguidades & Marise Domingues Arte e Leilões faz o Leilão Raro nos dias 9, 10, 11 e 12 de Novembro de 2021 às 20 horas com um total de 670 lotes.

Está no leilão um incrível acervo contendo móveis, relógios, porcelanas, pratas, vasos, quadros e muito mais!

Confira alguns destaques que separamos especialmente, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - móvel - SERGIO RODRIGUES (1927-2014)

Conjunto de poltrona modelo Diz e banco Mocho, em madeira nobre. Encosto reto, levemente arqueado, ladeado por braços largos e lisos. Assento abaulado, apoiado em estrutura com pernas retilíneas à frente e inclinadas atrás, reunidas por travessões à meia altura. Banco circular com centro escavado e pega vazada na borda, assentado em pés retos com amarração triangular. Selo do designer Sergio Rodrigues Arquiteto Brasil e rótulo Produto Exclusivo DPOT. 71 x 70 cm / 37 x 40 cm banco.

CLIQUE AQUI PARA VER O LOTE

destaques | clique nas imagens

Molheira oval com seu presentoir e sua concha, em louça inglesa moldada com suaves gomos, decorada por composições florais no padrão azul borrão em estilo chinoiserie. Corpo bojudo ladeado por alças em argolas reviradas. Tampa abobadada com pega anelada e pés lavrados em volutas. Prato oblongo, com borda ondulada realçada nas extremidades por adornos concheados e centro elevado com cercadura lisa. Desenho conhecido como Amoy. Marcas da manufatura Devemport, Circa de 1860 (tem uma âncora e junto o número 60 que corresponde ao ano em que foi fabricado 1860). Séc. XIX. 16 x 20 cm (molheira). 17 x 22 cm (prato). 17 cm (concha).

CONCESSA COLAÇO (Lisboa, Portugal, 1929) – Nuvem da Esperança. Tapeçaria. Ass. cid. Ass, e titulada no verso. 170 x 120 cm. Filha de Tomás e Madeleine Colaço, que criaram a técnica de tapeçaria chamada Ponto Brasileiro. Em suas obras a artista abordas ícones baianos, com Madonas e Anjos Barroco. Também pássaros, frutas e flores.

MANUEL JOÃO VIEIRA (Lisboa, Portugal, 1962) – Don Giovani (Como Ópera de Mozart). Óleo s/ tela. Ass. no verso. Datado 2000. 153 x 115 cm. Músico, pintor e professor português. É o filho mais velho do pintor português João Rodrigues Vieira e estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi membro do movimento Homeostético, em conjunto com Pedro Proença, Pedro Portugal, Ivo Silva, Xana e Fernando Brito. É atualmente professor na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, integrada no Instituto Politécnico de Leiria.

BARÃO DE MIRANDA – Prato de porcelana francesa pertencente ao Serviço do Barão de Miranda (Júlio de Miranda e Silva). Apresenta borda ondulada com caneluras decorada com múltiplas flores. No centro, Brasão de Armas em suas cores heráldicas sob coroa de Barão e sobre fita com a legenda “Hominem Labor Honorat” entre dois leões rampantes. No fundo marca Haviland e da decoração por Louis Chanut. França. Séc. XIX. 24 cm. Reproduzido à página 287 do livro Louça da Aristocracia no Brasil, por Jenny Dreyfus. 24 cm.

PIETRINA CHECCACCI (Itália, 1941) – Natureza Morta. Óleo s/ Eucatex. Ass. cie com dedicatória. 46 x 36 cm (MI). 70 x 59 cm (ME). Pintora, gravadora, desenhista e escultora. Pietrina Checcachi mudou-se para o Brasil em 1954, fixando residência no Rio de Janeiro, onde de 1958 a 1964 estudou na Escola Nacional de Belas Artes. A trajetória da artista é marcada por diversas exposições, individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 1968, Pietrina participa da exposição Arte no Aterro, organizada no Aterro do Flamengo pelo crítico de arte Frederico Morais, tendo sua participação na exposição registrada pelo documentário Apocalipopótese produzido pelo cinegrafista Raymundo Amado.

Console de parede construído em mármore verde escuro rajado e madeira nobre. Tampo retangular com quinas dianteiras chanfradas, apoiado em saia ornada por friso em torsade. Montantes laterais no formato de colunas retas, ladeados por rica ornamentação esculpida em alto relevo com volutas realçadas por folhagens e adornos. Base lisa com frente arqueada e cantos recortados. 100 x 150 x 40 cm.

Original mesa para jogo de bilhar francês, construída em madeira ornamentada em marqueterie por frisos e adornos geométricos. Tampo forrado com feltro verde, apoiado em saia reta e larga. Pernas no formato de pilastras de secção quadrangular, reunidas por montantes laterais retos e apoiadas em pés levemente retraídos. OBS: O BILHAR (DO FRANCÊS BILLARD), TAMBÉM CHAMADO DE BILHAR FRANCÊS, É UM JOGO PRATICADO NUMA MESA REVESTIDA DE FELTRO VERDE, LIMITADA POR TABELAS E SEM BURACOS, CONTENDO 3 BOLAS DE MARFIM, SENDO UMA VERMELHA E DUAS BRANCAS (UMA DELAS COM UM PEQUENO PONTO). AS BOLAS SÃO IMPELIDAS POR UM TACO. CADA JOGADOR DEVE, A PARTIR DE SUA BOLA PREVIAMENTE DEFINIDA, CONSEGUIR UMA CARAMBOLA, OU OU SEJA, FAZER A SUA BOLA TOCAR NAS OUTRAS DUAS. CADA CARAMBOLA RENDE UM PONTO E PERMITE AO JOGADOR CONTINUAR JOGANDO. Apresenta rótulo da loja Tacolandia Rua dos Sorocabanos Ipiranga São Paulo. Acompanha porta tacos de parede com seis tacos e marcador de pontos com lousa em ardósia. 80 x 219 x 120 cm (mesa). 100 x 58 x 15 cm (suporte para tacos). 127 cm (tacos). 45 x 45 cm (marcador de pontos). Lote pertencente ao acervo de tradicional família paulistana de Américo Moreira dos Santos e Anella Mafalda Malzoni. Este lote encontra-se na residência no Ibirapuera, SP e a retirada deverá ser feita a partir do endereço com a orientação da organizadora do leilão. ESSE LOTE ENCONTRA-SE NA ADEGA DA RESIDENCIA NO PORÃO E RETIRADA É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO COMPRADOR. CASO QUERIA VISITAR O LOCAL PODERÁ SER AGENDADO UMA VISITA.

CARLOS ROCHA PINTO (Lisboa, Portugal, 1951) Sem Título. Acrílico e óleo s/ tela. Ass. cid. Datado 89. 130 x 97 cm (MI). 142 x 109 cm (ME). Artista português O seu trabalho encontra-se representado em importantes colecções como a Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Museu de Arte Moderna, Nuremberga Alemanha, Coleção do Ministério da Cultura, Lisboa, Caixa Geral dos Depósitos, Lisboa, Coleção de Arte Moderna do Manufacturers Hannover Trust Portugal, Coleção de Arte Moderna dos CTI Portugal, Coleção do Banco Comercial Português, Museu Delta Cafés, e outros.

Esmoleira em prata brasileira lisa e repuxada, ornamentada por frisos em debrum. Prato circular com borda revirada. Haste construída com carretel e anelados filetados, esparramada sobre base cônica moldada com segmentos abaulados. Peça de coleção. Séc. XVIII. Pertenceu a coleção Dra. Tereza Pinotti. 22 x 31 cm. Peso 1K460 gramas

VASCO PRADO – Escultura em cerâmica crua representando mulher deitada com perna semiflexionada. Assinada com monograma e numerada 12 20. 24 x 46 x 26 cm.

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

De 1 a 8 de Novembro de 2021

De Segunda a Sexta-feira de 11h às 17h

EXPOSIÇÃO E LEILÃO SOMENTE ON LINE

Clique aqui para ver o catálogo em PDF

LEILÃO

Dias 9, 10, 11 e 12 de Novembro de 2021

Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira às 20h

Apresentamos nesse leilão raro conjunto do Sergio Rodrigues com poltrona modelo Diz e banco Mocho, com selo da Dpot e do artista. Excepcional conjunto de peças Cia das Índias, no padrão conhecido como American Eagle Orange Fitzhugh, em esmalte rouge de fer centralizando águia, símbolo da recém-independente América, em grisaille com detalhes policromados e o lema E Pluribus Unum (Dentro Muitos, Um). Circa 1800-1810. Peça de notável importância histórica.

Raríssimo biombo chinês montado em placas de porcelana.

Titulares, como Barão de Miranda, Duque de Palmela e outros.

Pratas Portuguesas e Brasileiras do séc. XVIII e XIX.

Artista Portugueses contemporâneos, como Bela Silva e Manoel João Vieira.

Porcelana Imari, Japão. Séc. XIX.

E muito mais, aproveitem!

Coordenação e Supervisão Geral: Marise Domingues

Parceria: Luiz Claudio Bez

Fotografias: Lucien Prouvot

O martelo fica por conta de Roberto de Magalhães Gouvêa.

FAVOR ENVIAR CÓPIA DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA O E-MAIL: marisedominguesleilões@gmail.com

CASO NÃO SEJA POSSÍVEL A RETIRADA E SE FAÇA NECESSÁRIA A REMESSA DOS LOTES, SOLICITE O CÁLCULO DO FRETE.

DESPESAS E RISCOS COM RETIRADA E REMESSA DOS LOTES SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ARREMATANTES.

*****PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO*****

CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU CADASTRO

LEILOEIRO

Roberto de Magalhães Gouvêa – JUCESP Nº 403

LOCAL

Rua da Consolação, 2250 – Consolação. São Paulo – Estacionamento no local.

Contato: (11) 3256-1125 ou (11) 97120-1228.

clique aqui para ver o catálogo COMPLETO