Castro Leal Leilões – Leilão Tônia Carrero – Março 2021

O Castro Leal Leilões realizará o Leilão Tônia Carrero nos dias 15, 16, 17 e 18 de Março de 2021 às 15:30 h.

Verdadeiras obras primas estão neste leilão, joias de Tônia Carrero, obras de artistas renomados, porcelanas Companhia das Índias e muito mais!

Serão leiloados 850 lotes divididos em 4 dias de leilão. Veja o catálogo completo abaixo dos destaques.

Confira os destaques deste leilão que separamos especialmente, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - travessa - companhia das índias

Travessa (présentoir)

em porcelana chinesa de exportação para o Ocidente, conhecida pelo senso comum como porcelana da Companhia das Índias, pertencente a aparelho de jantar elaborado durante o reinado de Jiaqing (1796 1820). Integrou o chamado serviço dos Correios Montados, pertencente outrora à família real brasileira. Trata-se de um serviço decorado em esmaltes da família rosa em padrão dito Canton, em thesauri de língua inglesa, ou mandarim, na designação portuguesa, com cena sangrada, ocupando todo o artefato, na qual um grupo de pessoas aparece reunido sob um pinheiro. À esquerda há um cavalo ajaezado, com personagem do sexo masculino, de pé, ao seu lado esquerdo, enquanto um outro, também do sexo masculino…..

clique aqui para ver o lote

destaques | clique nas imagens

Manoel Fontoura, dito NHÔ CABOCLO (Águas Belas, Pernambuco, por volta de 1910 – Recife, 1976)

Placa em madeira escurecida, contendo seis compartimentos no interior dos quais há personagens de braços abertos, possivelmente constitutivos da mesma família, na qual as figuras parentais são passiveis de identificação nos dois retângulos inferiores; o pai, à direita, aparece com a cabeça alongada e o maxilar definido com proeminência; por sua vez a mãe, à esquerda, apresenta sugestão do vestuário com cintura, como se estivéssemos a tratar de um vestido. A cabeça, embora menor do que a da figura masculina, ainda é sensivelmente superior em dimensões, às dos quatro filhos, que variam de dimensão de acordo com o que seriam as suas idades. Mede 0. 795 m. x 0. 365 m.

Hector Julio Páride Bernabó, dito CARYBÉ (Lanús, Argentina, 1911 Salvador, Bahia, 1997)

Duas mulheres. Óleo sobre chapa de madeira industrializada. Sem assinatura. Foi presente do artista para a atriz Tônia Carrero que desde então o tinha em sua sala de estar. Mede: 0. 72 m. x 0. 54 m

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Mello, dito DI CAVALCANTI (Rio de Janeiro, 1897-1976)

Mulher de meia idade fumando. Carvão e aquarela sobre papel. Assinado no canto inferior esquerdo. Mede 0. 168 m. x 0. 11 m.

Bacia em stoneware da manufatura fundada em 1770 por Josiah Spode em Stoke-on-Trent, no Staffordshire, já em fase em que havia sido adquirida por William Copeland, no século XIX. Marcada com a palavra Copeland, impressa, e com as palavras Copeland late Spode em caligrafia gótica, de cor verde. Inteiramente decorada com faux marbre azul e branco, esta bacia tinha função autônoma. Pequena restauração no aro circular sobre a qual se apoia à linha de base. Fio de cabelo interno. Diâmetro: 0. 61 m. Altura: 0. 215 m.

Anel em platina com ápice quadrado, cravejado de pedras, das quais as dos quatro lados exteriores são brilhantes. Sobre este anel há o seguinte relato a acrescentar: “Do amigo Paulo Autran. Em agosto de 2002 após toda a plateia cantar parabéns para você no final da estreia do espetáculo ‘A Visita da Velha Senhora’, em comemoração aos 80 anos de Tônia, Paulo Autran sobe no palco e surpreende a amiga com este anel. Paulo também completaria 80 em setembro, eram nascidos no mesmo ano. Ambos estrearam juntos em 1949 no espetáculo Um Deus Dormiu Lá em Casa. Este anel representa a amizade de toda uma vida, no palco e fora dele.’ Extensão máxima: 0. 03 m. Peso: 18,11 g.

Conjunto composto de anel e par de brincos de pressão em ouro de 18 quilates e esmalte azul marinho. Ornato em folhagens, em ouro, sobre o campo esmaltado. Extensão do anel: 0. 03 m. Peso: 16,18 g. Extensão de cada brinco: 0. 033 m. Peso (de ambos): 27,21 g.

IBERÊ CAMARGO

Natureza morta 0. 32 m X 0. 41 m.

WANDA PIMENTEL

Gravura 0. 385 m X 0. 42 m.

Aparador dito à deux vantaux procedente da Europa central. Apresenta caixa com estrutura paralelepipédica com quinas chanfradas e relevadas em motivos florais. Sobre cada folha da caixa, espaço retangular de disposição horizontal trazendo bustos de personagens quinhentistas, um do sexo feminino, à esquerda, e outro, masculino, à direita. Estas folhas são separadas por travessa vertical também relevada em motivos florais.A caixa repousa sobre três pés dianteiros relevados, um central e dois laterais, estes de disposição diagonal, correspondentes às quinas chanfradas da caixa, e, ao fundo, sobre uma parede de superfície lisa. Os três pés e a parede assentam sobre base emoldurada de movimentação similar, disposta sobre pés de esteio, recortados. Comprimento: 1. 44 m. Profundidade: 0. 53 m. Altura: 1. 11 m.

Mesa de encostar elaborada em madeira brasileira. Pernambuco, início do século XIX.Apresenta caixa suavemente abaulada, com gaveta única dotada de dois puxadores pendentes em bronze, e vestígios, sobre sua parte central, de antiga fechadura. Apresenta aba de grande movimentação, recortada em três conjuntos de volutas, os quais se estendem pelas pernas dianteiras, recurvadas em direção à linha de base e se estendem até florão central vazado e ornamentado em rocalhas. Pernas dianteiras e posteriores movimentadas, de quinas vivas, ornadas acima de suas joelheiras com volutas relevadas contendo espaço com decoração reticulada. Ilhargas discretamente abauladas, com extremidades inferiores recortadas em decoração assimétrica, também emoldurada em volutas. Pés de sapata. Tampo emoldurado, dotado de elegante contra fundo encontradiço em exemplares pertencentes ao mesmo repertório de mobília.Comprimento: 0. 97 m. Profundidade: 0. 61 m. Altura: 0. 845 m.

Oratório de mesa em madeira entalhada, pintada e com vestígios de douradura, contendo imagens de pedra sabão policromas. Procedente de Santa Luzia do rio das Velhas. Brasil, Minas Gerais, final do século XVIII. Tais oratórios, também conhecidos como lapinhas ou nichos de pedra sabão, ainda usada nos dias que correm, expressavam, por intermédio de seu espaço interno, uma visão microscópica da corte celestial em múltiplos aspectos e recombinações. Consideram-se as mais antigas imagens destas lapinhas aquelas inteiramente policromas….

 Altura: 0. 387 m. Largura: 0. 183 m.

Imagem de São Domingos entalhado em madeira e policroma. Minas Gerais, por volta de 1800. Atribuível ao Mestre da Borboleta. Imagem entalhada in toto com a base. A draperia do manto, em seu lado direito, faz a movimentação que marca um dos estilemas deste santeiro mineiro, associada às asas de um lepidóptero. Escapulário azul pende longitudinalmente. A classificação de Mestre da Borboleta é, como as demais, recente, fruto da observação do olhar contemporâneo que aloca um grupo de imagens apresentando soluções estilísticas análogas como procedentes de uma mesma lavra…..

GLAUCO RODRIGUES (Bagé, Rio Grande do Sul, 1929 Rio de Janeiro, 2004)

São SebastiãoÓleo sobre tela. Assinado no canto inferior direito e datado de 1972. Mede: 0. 73 m. x 0. 60 m.

INIMÁ José de Paula (Itanhomi, Minas Gerais, 1918 Belo Horizonte, 1999)

Duas mulheres. Óleo sobre tela. Assinado no canto inferior esquerdo e datado de (19)74. Mede 0. 80 m. x 1. 00 m.

clique aqui para ver o catálogo completo

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

Visitas com agendamento prévio entre os dias 8 e 13 de março, das 12:00 às 18:00 h.

Com observância do protocolo proposta pela OMS ( Organização Mundial de Saúde )

LEILÃO

Dias 15, 16, 17 e 18 de Março de 2021

Segunda, Terça, Quarta e Quinta-feira às 15:30 h

Local: somente online

*****PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO*****

clique aqui para fazer seu cadastro

LEILOEIRO

Walter Fonseca Rezende Filho – JUCERJA Nº 98

LOCAL

Online

clique aqui para ver o catálogo completo