Leilão Acervos de descedentes do Conde Francesco Matarazzo e do Gov. Peixoto Gomide

A D’argent Leilões faz um grande leilão dos acervos de descendentes do Conde Francesco Matarazzo e do Gov. Peixoto Gomide.

Francesco Antonio Maria Matarazzo (Castellabate, 9 de março de 1854 — São Paulo, 10 de dezembro de 1937) foi um agricultor italiano que, em 1881, emigrou para o Império do Brasil (1822-1889), tornando-se, neste país, mascate e, posteriormente, empresário. Matarazzo morreu na condição de dono do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX, e de homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em vinte bilhões de dólares americanos. A riqueza produzida por suas indústrias ultrapassava o PIB de qualquer estado brasileiro, exceto São Paulo.

Tornou-se conhecido no Brasil como Francisco Matarazzo, conde Francisco Matarazzo, conde Matarazzo ou ainda conde Francesco. Em italiano, sua titulação completa era Don Francesco Antonio Maria, Il Molto Onorevole Conte Matarazzo.

A importância de Francesco Matarazzo para o cenário econômico do Brasil só é comparável à que teve o visconde de Mauá no Segundo Reinado do Império brasileiro (1822-1889), tendo sido um dos marcos da modernização do país.

Francisco de Assis Peixoto Gomide (São Paulo, 24 de março de 1849 — São Paulo, 20 de janeiro de 1906) foi um advogado, professor e político brasileiro.

Ocupou diversos cargos eletivos e foi presidente interino do estado de São Paulo, de 31 de outubro de 1897 a 10 de novembro de 1898, com o impedimento de Campos Sales, em campanha para a Presidência da República. Passou o cargo ao novo presidente eleito do estado, o coronel Fernando Prestes de Albuquerque.

São 292 lotes variados, com importantes quadros,  esculturas, pratarias, peças do período imperial, porcelanas e arte sacra.

Separamos abaixo alguns destaques que você pode conferir abaixo.

Fontes:

Wikipedia:

Costa Couto, Ronaldo (2004). Matarazzo: A travessia: Planeta. 332 páginas. ISBN 9788576650201;

de Souza Martins, Jose (1973). Conde Matarazzo, o empresário e a empresa: estudo de sociologia do desenvolvimento: HUCITEC. 121 páginas.

destaque do leilão

Benedito Calixto Panorama da Serra do Mar na descida para Santos com aspecto da ferrovia de São Paulo.

OST, Assinado no Cid e Datado 1907

Impressionante e histórico quadro pintado pelo grande artista paisagista paulista, ….

Veja mais destaques

Clique aqui para ver o catálogo completo

Informações sobre o leilão

LEILÃO ACERVO DE DESCENDENTES DO CONDE FRANCESCO MATARAZZO E DO GOV. PEIXOTO GOMIDE

EXPOSIÇÃO

Dia 28 de Novembro a 3 de Dezembro de 2019
Quinta a Terça-feira das 10h às 19h

LEILÃO

Dias 4 e 5 de Dezembro de 2019
Quarta e Quinta-feira às 20h

LEILOEIRO

Marcelo Bridi – JUCESP Nº 986

LOCAL

Em nossas instalações à Rua Barreto Leme 1789, Bairro Cambuí, Campinas, SP

Clique aqui para ver o catálogo comleto