Leilão de Acervos & Coleções By Martha Burle – Especial Abril – Abril 2022

O Acervos e Coleções By Martha Burle Escritório de Arte faz no dia 14 de abril, às 19h, um Grande Leilão de Acervos & Coleções com 167 lotes excepcionais.

Estão no leilão obras de grandes artistas, com ótimas oportunidades em quadros, móveis, esculturas, arte sacra, pratarias, vasos e muito mais!

Confira alguns destaques que separamos especialmente para vocês, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - colecionismo - cronômetro marinho

Antigo e importante cronômetro marinho para dois dias e seu respectivo estojo, de origem inglesa, marca de fabricação “H.G. BLAIR & CO., CARDIFF & BARR”. Número 02106. Inglaterra – Século XX. Circa 1901. Med 20 x 18 x 18 cm (estojo). Marcas do tempo e de uso. Estojo com desgastes e arranhões. Equipamento não testado. Coleção Particular Rio de Janeiro/ RJ. Nota: Cronômetro marinho(naval) é um Instrumento para navegação, concebido enquanto um cronômetro de precisão que é usado para determinar longitudes por meio de um relógio extremamente preciso. Quando desenvolvido no século XVIII, foi uma grande evolução técnica de seu gênero e de grande valia para o conhecimento acurado do tempo numa longa navegação. O primeiro medidor foi trabalho de John Harrison em 1728.

 
 
clique aqui para ver o lote

destaques | clique nas imagens

NEF – Magnífico e importante modelo de galeão alemão de prata maciça do século XIX, chamado “Nef” no estilo dos exemplos do século XV-XVI. Raro, impressiona por suas grandes dimensões e riqueza em detalhes. O galeão de dois mastros com galeria vazada, tripulação miniaturizada armada no convés e subindo até o ninho de corvos. O casco decorado em relevo com cenas rococó representando Anfitrite (uma deusa do mar e esposa de Poseidon) e aplicado com canhões, o casco sustentado por quatro cisnes sobre rodas. Dentro dos padrões da melhor tradição da ourivesaria nas ditas “Medieval Gold and Silver Nef s”, que através da Renascença influenciaram toda a magnífica manufatura germânica. Marca de contraste austro-húngara . Século XIX. Med 63 x 50 x 18 cm (ME). Peso total : 3.510 gramas. Marcas do tempo. Pequenas faltas com perdas de substância. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota Histórica : Os primeiros Nefs conhecidos apareceram nas mesas já em meados dos anos 1200 e eram usados para conter sal, especiarias ou utensílios de mesa. No século 14 Nefs tornou-se cada vez mais ornamentado. Há exemplos de Nefs em coleções institucionais ao redor do mundo, incluindo o V&A Museum de Londres.

 
 

Elegante mesa estilo Louis XVI, dita “tea table”, de madeira nobre finamente entalhada e dourada. Tampo oval de Àgata. França. Fins do século XIX. Med 76 x 78 x 54 cm de largura. Desgastes na douração original de ouro brunido. Presença de “fio de cabelo” no tampo. Desgastes e marcas do Tempo. Acervo Particular Rio de Janeiro – RJ. Nota de curiosidade: A Pedra Ágata é uma variedade do quartzo, que já foi muito utilizada como amuleto. Ela é conhecida como a pedra do equilíbrio da aura, por balancear as energias Ying Yang, acalmar as emoções e ainda fortalecer nossa saúde. A Ágata é conhecida por ser uma pedra com variados tipos e cores. Nota: Este lote não poderá ser enviado pelos correios.

 
 

Edoardo de Martino (Meta, Itália 1838 – Londres, Inglaterra 1912), ” Vapor de Guerra Inglês e Veleiros em mar revolto”. Óleo sobre tela. Assinatura e data parcialmente ilegíveis. Med 78,5 x 118 cm (MI); 103 x 144 cm (ME). Obra de grandes dimensões. Raro. Sujidade sobre a camada pictórica. Alguns pontos com perdas de substância. A obra foi re-entelada e restaurada no passado. Coleção Particular Rio de Janeiro/ RJ. Nota Biográfica: Oficial da Marinha e pintor, o italiano Edoardo De Martino (1836-1912) viveu no Brasil entre 1868 e 1875. Por aqui, foi convidado pelo imperador dom Pedro II a documentar a Guerra do Paraguai, trabalho que o projetou como autor de impecáveis marinhas e retratos detalhistas de embarcações das Forças Armadas. Nota de transporte : este item não poderá ser enviado pelos correios.

 
 
  • Importante oratório de Nossa Senhora do Rosário , Atribuível a Rio de Janeiro – Brasil – Séc XVIII. Circa 1750. De fina talha e farta policromia , ao gosto português. Tem enquanto sua procedência segundo tradição oral a igreja de São Pedro dos Cléricos – RJ. Este tipo de relicário fazia parte dos aposentos improvisados junto à sacristia lateral , junto a sala do tesouro , onde dormiam cerca de 4 padres, que permaneciam integralmente na Igreja . Med. 15 x 9 x 5 cm (imagem); Oratório Relicário 44 x 26 x 12 cm. marcas do tempo. desgastes . pequenas faltas. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
 
 

Antiga bússola e seu respectivo estojo, de origem inglesa, marca de fabricação ” F.L. WEST. 31, Lock Spur, FL. London”, dita trava esporão. Inglaterra – Século XX. Med 6 x 11 x 11 cm (estojo). Marcas do tempo e de uso. Estojo com desgastes e arranhões. Equipamento não testado. Coleção Particular Rio de Janeiro/ RJ. Nota: Bússola é um instrumento muito antigo utilizado nas navegações e para a orientação. Sua agulha central funciona como um ímã que interage com o campo magnético da Terra. A criação da primeira bússola ocorreu na China ao final do século I d.C. Ela recebeu o nome de Si Nan .

 
 

Raro e importante Barógravo (barômetro de gravação) em seu respectivo estojo, Marca de fabricação Richard Frères – Século XX. Med 16 x 30 x 14 cm (estojo). Marcas do tempo e de uso. Estojo com desgastes e arranhões. Equipamento não testado. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota: Este fantástico barógrafo de navio é do tipo aneróide, fabricado na França na década de 1920. Este barógrafo possui oito cápsulas aneróides que proporcionam grande precisão no registro. Trata-se de um dispositivo fabricado pela prestigiosa firma Richard Frères em Paris, e o monograma da empresa está gravado na base de latão embutido na madeira. Sob o monograma gravado na base do aparelho podemos ver o número de série 119585. A empresa Richard Frères (Richard Brothers) foi fundada em Paris pelos irmãos Jules e Max Richard para fabricar instrumentos de medição. Embora os irmãos tenham dissolvido a parceria em 1891, Jules Richard continuou a produzir instrumentos e continuou a imprimi-los com o monograma RF. Estas letras aparecem gravadas neste belo barógrafo, um aparelho usado para medir a pressão atmosférica. Os do tipo aneróide, como este aqui, baseiam seus registros nos movimentos de dilatação e compressão experimentados por um tambor selado, composto por várias cápsulas.

 

Belíssimo antigo binóculo Marítimo, sem marca de fabricação aparente, de bronze e outros materiais. Med 5 x 24 x 12 cm (ME); lente – 4 cm diâmetro. Marcas do tempo. Desgastes e arranhões. Foi realizada a limpeza e manutenção do equipamento. Coleção Particular Rio de Janeiro / RJ.

 
 

Carlos Balliester – (1874 Rio de Janeiro – 1926 Rio de Janeiro), “Chalupas ao Entardecer”. Óleo sobre madeira. Assinado. Datado de 1913 . Localizado, Rio. Belíssima miniatura , Med 10 x 14 cm (MI); 27 x 31 cm (ME). Sujidade sobre a camada pictórica. Coleção Particular Rio de Janeiro/ RJ. Nota Biográfica: No final do século XIX, muda-se para o Rio de Janeiro e torna-se aluno de Augusto Petit. O relacionamento que mantém com autoridades da Marinha brasileira proporcionou-lhe várias encomendas, e boa parte de suas obras encontra-se no Museu Naval e Oceanográfico, no Rio de Janeiro. Destaca-se como paisagista e, sobretudo, como marinista. Participou de exposições coletivas como as mencionadas a seguir: 1896 a 1925 Esteve presente em varias edições da Exposição Geral de Belas Artes, promovida pela Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, tendo recebido menção honrosa em 1916. Existem quadros seus no Museu Nacional e no Museu Oceanográfico do Rio de Janeiro; e no Museu de Arte de São Paulo, bem como em coleções particulares. Existem quadros seus no Museu Nacional e no Museu Oceanográfico do Rio de Janeiro; e no Museu de Arte de São Paulo, bem como em coleções particulares. Fonte : https://www.guiadasartes.com.br/carlos-balliester/biografia

 
 

Espada da marinha do período republicano com a sua respectiva bainha, de bronze, metal dourado e couro. Modelo ao gosto da espada de Carlos V ditas “Durendal”. Brasil – Séc XIX/XX. Med 8 x 45 cm (ME). Marcas do tempo. Pequenas faltas com perdas de substância. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

 
 

Conjunto composto por bússola e relógio de bolso masculino para 8 dias de origem francesa, “A GENTLEMAN’S SPIRAL BREGUET LEVEES VISIBLE POCKET WATCH, 8 JOURS, ANCRE”, ambos expostos sobre base de mármore e bronze na forma de guindaste. Século XX. Med 23 x 19 x 12 cm (ME). Marcas do tempo e de uso. Desgastes. Pequena falta no vidro da bússola. Equipamentos não testados. Coleção Particular Rio de Janeiro/ RJ.

 
 
clique aqui para ver o catálogo completo

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO ON LINE OU PRESENCIAL COM HORA MARCADA

O nosso escritório se encontra ao inteiro dispor dos nossos clientes, com exposição presencial entre os dias 09 a 14 de Abril de 2022, para fornecer detalhes, imagens extras e tudo o que for necessário, alusivo ao conteúdo do nosso catálogo, através de atendimento presencial, online, por whatsapp e telefone das 11h às 19h.

LEILÃO

Dia 14 de Abril de 2022
Quinta-Feira às 19h

LEILÃO ON LINE E POR TELEFONE

ACEITAREMOS LANCES PRÉVIOS,
POR TELEFONE E ONLINE.

**** PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO ****

clique aqui para fazer seu cadastro

LEILOEIRO

Felix Conrado Gassiebayle – JUCERJA Nº 181

LOCAL

ENCONTRO DAS ARTES

Martha Burle Escritório de Arte

Rua Siqueira Campos 143, Sblojas 71 e 72 – Copacabana – Rio de Janeiro
ATENDIMENTO PRESENCIAL, WHATSAPP,E-MAIL E TELEFONE DAS 11:00 AS 19:00 HORAS ou COM HORA MARCADA.

LANCES PRÉVIOS

marthaburle@gmail.com

acervosecolecoes@gmail.com

www.marthaburleleiloes.com.br

Informações:(21) 2236-1338 – (21) 99811-5136(Whatsapp)

clique aqui para ver o catálogo completo