Martha Burle – Leilão de Acervos & Coleções – Dezembro 2020

A Martha Burle faz nos dias 07 e 08 de Dezembro de 2020 às 19:30 hs um Grande Leilão de Acervos & Coleções com 403 lotes excepcionais.

Estão no leilão obras de grandes artistas, com ótimas oportunidades em quadros, móveis, esculturas, arte sacra, pratarias, vasos, livros raros e muito mais!

Confira alguns destaques que separamos especialmente para vocês, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

vídeo do leilão

destaque - quadro - Nicolas Antoine Taunay (1755-1830)

“Paisagem com figuras e animais”

Óleo sobre tela , med. 41,5 x 53,5 cm. Assinado Taunay. Obra atribuída a Nicolas Antoine Taunay (Paris, França 1755 – idem 1830). Passou por processo de conservação em setembro deste ano, no atelier do remado restaurador Milton Eulálio Perpétuo , membro do ICOM (Conselho internacional de Museus). Proveniente de coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota sobre o artista: Nicolas-Antoine Taunay, 1º barão de Taunay, foi um professor e pintor francês que fez parte da Missão Artística Francesa, reconhecida por sua contribuição ao movimento que trouxe a arte neoclássica e o sistema de ensino acadêmico para terras. Nota sobre atribuição: Toda obra internacional neste site de vendas, será sempre vendida enquanto atribuída. De acordo com o item 3 dos termos e condições do leilão. 3. As peças estrangeiras serão sempre vendidos como Atribuídas.

clique aqui para ver o lote

destaques | clique nas imagens

Importante “jarrão” de porcelana Companhia das Índias decorada no padrão “Chinese Imari” com profusa decoração trazendo figuras infantis em diferentes atividades e cenas lacustres e jardim com pássaros e flores em reserva. Japão – Séc XIX. Marcas na base. Med 70 cm com a peanha. Coleção particular Rio de Janeiro/RJ

Sta. Maria Madalena Penitente (reclinada) 

imagem em terracota policromada com seus atributos tradicionais. Portugal século XVIII. Med. 13 x 8 x 20 cm de comprimento. Marcas do tempo. Sujidade sobre a policromia. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

Importante ânfora com tampa de porcelana austríaca, com duas marcas de manufatura sendo elas “Old Vienna” e “Royal Vienna”. Esta adornada por inigualável policromia e douração com ouro Brunido. Pegas na forma de cabeça de “Grifos” .Motivo decorativo representando paisagem bucólica com anjos . Áustria – Século XIX. Peça de Museu. Med 77 cm de altura. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

Papeleira portuguesa em castanho com tampo em “abattant” e caixa retangular reta. Parte interna apresentando gavetinhas e escaninhos. Frente levemente abaulada com duas gavetas alinhadas e três gavetões superpostos. Ilhargas planas e saia ondulada lisa. Pernas curtas e curvilíneas. Med.. 132 x 110 x 58 cm (fechada) ; 132 x 110 x 100 cm (aberta) Marcas do tempo . Antigos restauros. Se identifica presença de cupim no passado já tratado. Ex – coleção Hélio Leite, tendo pertencido à família do Barão de Paranaguá e Barão de Porto Novo – Fazenda Santa Tereza, região de Leopoldina – Minas Gerais. Séc. XVIII. Atual coleção Rio de Janeiro/RJ.

Par de Vasos com Palmas de prata brasileira repuxada, lavrada e cinzelada, Os vasos na forma de ânfora construídos com segmentos de balaústre. Alças laterais em “S”. Ornamentados com frisos florais e cabeças de anjo. As palmas vazadas de formato oblongo representando grande e profuso arranjo floral com concheados , folhas de acanto , flores e laçarote de fita. Pseudo contraste do porto equivalente ao contraste P- 35 citado entre 1843-1853. Brasil Séc. XIX. Peça de coleção. Med. 62 x 22 x 15 cm de profundidade. (medidas totais). Peso total : 3.629 gramas. Marcas de uso. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

Excepcional e muito rara jarra com tampa de prata austro Húngara, Marca de contrastes datados 1807. Séc XIX. Marca de ourives não identificado. Peça remarcada entre 1820-30. Jarra com trabalho de ourivesaria impar. Corpo longilíneo com perfeito equilíbrio entre a sobriedade do liso em contraponto com a austeridade dos elementos decorativos utilizados…..

Lote composto por raro conjunto formado por seis cadeiras coloniais de campanha, ditas tesoura. Encosto vazado, encimado por pequenas volutas, assento articulado de couro original lavrado, fixado por tachas; pernas retas cruzadas com travas torneadas fusiformes. Brasil – Séc.XIX. Med. 97 x 39 x 43 cm de profundidade. . Marcas do tempo e desgastes. No estado. Nota de transporte : Conunto Cadeira colonial tesoura, de jacarandá; encosto vazado, encimado por pequenas volutas, assento articulado de couro original lavrado, fixado por tachas; pernas retas cruzadas com travas torneadas fusiformes; 106 cm de altura

Exuberante fragmento em grandes dimensões de madeira nobre fina e fartamente entalhado e policromado. Possivelmente foi uma “testeira” de nicho e ou oratório. Med. 52 x 155 x 5 cm de espessura. Marcas do tempo e desgastes. Acervo Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota de transporte : Este item não poderá ser enviado pelos correios.

Arte Africana 

Belíssima escultura esculpida e, um único bloco de madeira nativa representando cabeça de jovem africana. Um trabalho escultórico magnífico, de rara expressão é impacto. África – Meados do séc XX. Med. 37 x 23 x 17 cm de profundidade. Marcas do tempo. Coleção particular Rio de Janeiro/RJ.

Raríssima Maquineta de Menino Jesus e Menino Jesus de presépio. Autor(es) desconhecido(s). Brasil – Séc XVIII. Possível escola de Xavier das Conchas. Presença de características da escola jesuíta na imagem do Menino Jesus. Madeira, vidro e toda sorte de frutos, folhas secas e materiais orgânicos como o detalhes do “divino” feito com penas de pássaros provavelmente da região aonde foi manufaturado…..

Raro par de sacras de madeira nobre entalhada e policromada, de manufatura “singela” , reproduzem, por influência, elementos de aspecto erudito. Ambas são encimadas por talhas que simulam uma coroa, tendo uma o sol e a outra a lua em reserva figurando a antiga representação da aparição da Imaculada Conceição – Nossa Senhora da Conceição (Apocalipse de São João – AP 12, 1-18). Brasil – Fins do Séc XVII/XVIII. Esta é uma rara e muito antiga representação

DEVEZAS

Grande pinha de faiança portuguesa no formato de abacaxi. farta policromia pintada a mão. Presença da marca de fabricação inscrita na base – ” Fa de Ceramica das Devezas de A.A. da Costa e Cia” – Vila Nova de Gaia – Porto – Portugal, séc. XIX. Med 74 x 45 cm de diâmetro . Medidas em separado – Parte superior – 70 x 45 cm de diâmetro; Base – 4 x 26 x 26 cm de largura. Marcas do tempo…..

ARTE ORIENTAL 

Fabulosa pintura sobre tecido representando recorte do perfil de tigre asiático, provavelmente retirada de panneaux ou scroll de grandes dimensões. Atribuível ao Norte da China. Princípio do séc XX. Marcas do tempo. Med. 1,70 x 2,86 m. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota: Não está emoldurado e nem fixado a suporte, de forma que pode ser enviado pelos correios .

RARÍSSIMO – ANDRADE, Manuel Carlos de 

“LUZ DA LIBERAL, E OBRE ARTE DA CAVALLARIA, OFFERECIDA AO SENHOR D. JOAO, PRINCEPE DO BRAZIL” por Manoel Carlos de Andrade, Lisboa, por Ordem de Sua Magestade na Regia Officina Typographica – 1790. XXVI, 454, 2 p. : il., 1 retr., 93 gravuras. Dimensões: 25 x 36 x 7 cm…..

clique aqui para ver o catálogo completo

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO ON LINE OU COM HORA MARCADA

O nosso escritório se encontra ao inteiro dispor dos nossos clientes, entre os dias 04 a 07 de Dezembro de 2020, para fornecer detalhes, imagens extras e tudo o que for necessário,alusivo ao conteúdo do nosso catálogo, através de atendimento online, por whatsapp e telefone das 11h às 19h.

LEILÃO

Dias 07 e 08 de Dezembro de 2020
Segunda e Terça-feira às 19:30 horas

LEILÃO ON LINE E POR TELEFONE

ACEITAREMOS LANCES PRÉVIOS,
POR TELEFONE E ONLINE

**** PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO ****

clique aqui para fazer seu cadastro

LEILOEIRO

Felix Conrado Gassiebayle – JUCERJA Nº 181

LOCAL

LOCAL

ENCONTRO DAS ARTES

Martha Burle Escritório de Arte

Rua Siqueira Campos 143, Sblojas 71 e 72 – Copacabana – Rio de Janeiro
ATENDIMENTO SOMENTE POR WHATSAPP,E-MAIL E TELEFONE DAS 11:00 AS 19:00 HORAS.

clique aqui para ver o catálogo completo