Martha Burle – Leilão de Acervos & Coleções – Março 2022

A Martha Burle faz no dia 10 de março, às 19:30, um Grande Leilão de Acervos & Coleções com 234 lotes excepcionais.

Estão no leilão obras de grandes artistas, com ótimas oportunidades em quadros, móveis, esculturas, arte sacra, pratarias, vasos  e muito mais!

Confira alguns destaques que separamos especialmente para vocês, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

vídeo do leilão

destaque - arte sacra - joia vintage

JÓIA VINTAGE – Antiga e muito elegante pulseira de ouro, tendo a sua estrutura profusamente adornada 07(sete) Citrinos, lapidação dita esmeralda de aproximadamente 5cts cada um. Super “Fashion”. Med. 18 cm (aberta); 5,5 cm de diâmetro(fechada). Peso total : 23,7 gramas. Marcas do tempo e de uso. Acervo Particular Rio de Janeiro/RJ.

 
clique aqui para ver o lote

destaques | clique nas imagens

Inimá de Paula (Itanhomi -MG, 1918 – Belo Horizonte- MG ,1999), “Queimadas”. Óleo sobre Eucatex. Assinado. Med. 81 x 64,5 cm (MI); 98 x 81,5 cm (ME). Sujidade sobre a camada pictórica. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota Biográfica: Pintor e desenhista. A partir de 1937, freqüenta o Núcleo Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1940, instala-se no Rio de Janeiro, matriculando-se nas aulas de Argemiro Cunha (1880-1940) no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, as quais abandona em pouco tempo. Passa a pintar com alguns dos ex-integrantes do Núcleo Bernardelli. Em 1944, transfere-se para Fortaleza, onde conhece artistas locais e participa da criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). Volta ao Rio de Janeiro em 1945 e expõe com Aldemir Martins (1922-2006), Antonio Bandeira (1922-1967) e Jean-Pierre Chabloz (1910-1984), na galeria Askanasy. Em 1948, graças ao apoio de Candido Portinari (1903-1962), faz sua primeira mostra individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). Em 1950, ganha o prêmio de viagem ao país do Salão Nacional de Belas Artes (SNBA) e, no ano seguinte, viaja e expõe na Bahia. Em 1952, recebe o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM). Em Paris, entre 1954 e 1956, assiste a cursos na Académie de la Grande Chaumière e na École Normale Supérieure des Beaux-Arts. Em seguida, acompanha as aulas de André Lhote (1885 – 1962) e de Gino Severini (1883-1966). Quando volta, passa a fazer pinturas abstratas, algumas das quais mostra na 5ª Bienal de São Paulo. Na primeira metade dos anos 1960, muda-se para Belo Horizonte e retoma a pintura figurativa. Em 1998 é criada a Fundação Inimá de Paula em Belo Horizonte.

 

HERMÈS VINTAGE – Bolsa da marca Hermès, Handle Bags Vintage 1977. Modelo Kelly. Confeccionada em couro na cor preta e ferragens douradas. Modelo clássico. Alça de mão. Compartimento único e três bolsos internos. Fechamento por tiras de couro e botão turnlock. Med. 33 x 30 x 10 cm profundidade(medidas totais) Med. 22 x 30 x 10 cm profundidade(Sem alça). A peça se encontra com leves marcas de uso aparentes, desgastes nos cantinhos, marcas de uso ao longo do couro. Ferragens levemente arranhadas e oxidadas. Ausência da alça longa. Necessita de reparo em uma das partes internas próximo ao fechamento da tira (vide imagem). Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

 

Arte Sacra – Antiga coroa de metal dourado com pedras . Med. 6 x 9,5 cm de diâmetro (maior medida) ; 7 cm de diâmetro (aro da cabeça da imagem). Marcas de uso com pequenas perdas. faltam algumas pedrinhas. Antigos restauros. Acervo Particular Rio de Janeiro/RJ.

 

Tenreiro – Joaquim Albuquerque Tenreiro (Melo Guarda, Portugal 1906 – Itapira SP 1992), Cama de solteiro baixa de madeira nobre e palha natural. Med 77 x 200 x 100 cm (medidas externas); cabeceira – 77 cm de altura; estrado – 22 cm de altura. O Selo da oficina Tenreiro Móveis e Decorações foi perdido com o tempo e manuseio, a proveniência é a mesma, sendo esta é o par do lote anterior . Oficina situada – Rua 7 de março – Indústria Brasileira. ( Oficina carioca para onde o designer se transferiu em 1954, no Bairro de Bonsucesso, Rua 7 de Março, numero 30) . Marcas de uso. Palha da cabeceira necessita de restauro. Coleção Goulart – Rio de Janeiro/RJ. Nota Biográfica: Nasceu em Melo, Portugal. Estudou desenho geométrico e pintura e aprendeu com o pai artesão a trabalhar a madeira, começando ainda jovem a fazer móveis. Estabelecendo-se no Brasil, trabalhou na fábrica de móveis e ateliê de decoração de interiores Laubisch & Hirth e na Leandro Martins, até montar a oficina Langenbach e Tenreiro em 1943. Essa oficina deu origem à Tenreiro Móveis e Decorações, da qual se desfez em 1968, quando encerrou suas atividades como designer. Faleceu em Itapira (SP). Referência Bibliográfica: https://memobrasil.com/project/joaquim-tenreiro/ . Nota de Transporte : Este item não poderá ser enviado pelos correios

 

JÓIA – Anel de ouro branco 18k, contendo 01(uma ) ÁGUA MARINHA de lapidação esmeralda, cravada á inglesa, medidas aproximadas 21,75 x 16,50 x 10,82 mm, peso estimado em aproximadamente 28,50ct, grau de cor azul médio, grau de pureza IL(inclusões leves em 10X). Peso total do anel : 18,2 gramas. Aro nº 23 . Marcas de uso . Pequenos desgastes. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota : Acompanha certificado de joia #9791/17, emitido pelo Gemólogo/Avaliador Walter Martins Leite, em 20 de julho de 2017.

 

Tenreiro – Joaquim Albuquerque Tenreiro (Melo Guarda, Portugal 1906 – Itapira SP 1992), Mesa de cabeceira de madeira nobre laminada. Med 48 x 35 x 66 cm (medidas externas). Selo da oficina Tenreiro Móveis e Decorações, Situada – Rua 7 de março – Indústria Brasileira. ( Oficina carioca para onde o designer se transferiu em 1954, no Bairro de Bonsucesso, Rua 7 de Março, numero 30) . Marcas de uso. Pequena falta na folha. Coleção Goulart – Rio de Janeiro/RJ. Nota Biográfica: Nasceu em Melo, Portugal. Estudou desenho geométrico e pintura e aprendeu com o pai artesão a trabalhar a madeira, começando ainda jovem a fazer móveis. Estabelecendo-se no Brasil, trabalhou na fábrica de móveis e ateliê de decoração de interiores Laubisch & Hirth e na Leandro Martins, até montar a oficina Langenbach e Tenreiro em 1943. Essa oficina deu origem à Tenreiro Móveis e Decorações, da qual se desfez em 1968, quando encerrou suas atividades como designer. Faleceu em Itapira (SP). Referência Bibliográfica: https://memobrasil.com/project/joaquim-tenreiro/ . Nota de Transporte : Este item não poderá ser enviado pelos correios.

 

Arte Sacra – Antiga Imagem esculpida em madeira nobre, com resquícios da policromia original, representando Nsra do Terço com menino Jesus. Portugal – Século XVIII. Ambos possuem olhos de vidro colocados posteriormente, sendo os do menino Jesus na cor azul. Acompanha terço. Med 56 x 20 x 14 cm. Marcas do tempo. Desgastes e quebrados com perdas de substância. Ausência de mão do menino Jesus, pedaço do pé, pé da Nsra e dedinhos. Esta obra é originalmente esculpida em bloco único e reconstituída sobre outra base circular sem ter receber restauro. Acervo Particular Marcos Ricardo Abreu – Rio de Janeiro/RJ.

 

RELÓGIO / JÓIA – JAEGER LE COULTRE. Relógio de pulso, feminino. Marca de fabricação Jaeger Le Coultre. Montre dame. Pulseira de couro legítimo. Mostrador de fundo negro sem algarismos. Não testado. Marcas de uso. Acompanha estojo original. relógio 22 cm de comprimento aberto Med . caixa 2 x 2.5 x 0.5 cm de altura.

 

Murano – Belíssimo corpulento e pesado vaso de vidro artístico soprado, de finíssimo acabamento e projeto, nas cores âmbar e azul. Corpo com base abaulada e “boca ” terminando em pontas simulando água. Designer ainda não identificado. Med. 36 x 23 x 13 cm . Marcas de uso. pequeno bicado em uma das pontas e mossa na base. Nota : Os muranos são conhecidos por serem objetos de desejo por sua imponência e beleza. Possui esse nome por ser originário da Ilha de Murano, na Itália, sendo um material que foi passado de geração em geração. Os Cristais de Murano são feitos de forma artesanal, com a técnica de fusão dos metais e soprar o vidro, podendo durar até 3 dias. Neste conteúdo, você pode conhecer o processo completo de fabricação do Murano.Sendo um produto artesanal, é dificilmente produzido em série. Por esse motivo, cada peça é exclusiva e única, o que faz com que tenha maior valor agregado, tornando seu custo mais elevado que outros materiais. Os cristais de murano, além de serem mais raros e exclusivos, garantem às peças mais brilho e transparência. A intensidade pode variar conforme a quantidade de chumbo que é inserida no produto. Quanto mais chumbo, mais brilho e beleza o Murano terá.

 

Tocheiro single de bronze. Alemanha – Séc. XIX. Base de apoio trípode com pés de garra adorna por cabeça de anjo. Med. 50 x 14 x 14 cm. Marca de uso e do tempo. Desgastes. Acervo Particular Rio de Janeiro/RJ.

 
clique aqui para ver o catálogo completo

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO ON LINE OU PRESENCIAL COM HORA MARCADA

O nosso escritório se encontra ao inteiro dispor dos nossos clientes, com exposição presencial entre os dias 07 a 10 de Março de 2022, para fornecer detalhes, imagens extras e tudo o que for necessário, alusivo ao conteúdo do nosso catálogo, através de atendimento presencial, online, por WhatsApp e telefone das 11h às 19h.

LEILÃO

Dia 10 de Março de 2022
Quinta-Feira às 19h30

LEILÃO ON LINE E POR TELEFONE

ACEITAREMOS LANCES PRÉVIOS,
POR TELEFONE E ONLINE.

**** PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO ****

clique aqui para fazer seu cadastro

LEILOEIRO

Felix Conrado Gassiebayle – JUCERJA Nº 181

LOCAL

ENCONTRO DAS ARTES

Martha Burle Escritório de Arte

Rua Siqueira Campos 143, Sblojas 71 e 72 – Copacabana – Rio de Janeiro
ATENDIMENTO SOMENTE POR WHATSAPP,E-MAIL E TELEFONE DAS 11:00 AS 19:00 HORAS.

LANCES PRÉVIOS
marthaburle@gmail.com

acervosecolecoes@gmail.com

www.marthaburleleiloes.com.br

Informações:(21) 2236-1338

(21) 99811-5136(Whatsapp)

clique aqui para ver o catálogo completo