Miguel Salles faz importante leilão da Casa Imperial Brasileira nos dias 27 e 28 de novembro às 20h30

O espaço de Artes Miguel Salles realizará nos dias 27 e 28 de novembro de 2018 às 20h30 um importante leilão da Casa Imperial Brasileira com mais de 340 lotes.

Separamos alguns dos destaques abaixo e um vídeo da exposição das peças, confira agora!

Veja esta mensagem dos organizadores do leilão:

“Foram meses de assíduo trabalho e empenho intenso, para atingirmos este momento. Somos um grupo que multiplicou esforços, horas e mais horas de dedicação, como a cumprir uma tarefa cívica. Confessamos nosso orgulho e emoção em envidarmos o sumo de nossos esforços para a construção deste Evento.

Orgulho saudável, pela oportunidade com a qual fomos altamente distinguidos, com a missão de nortearmos os passos de redirecionamento de um acervo eivado de nobre conteúdo e significado.

Emoção de disseminarmos o gosto e o conhecimento, que se constituirá na cultura que irá preservar esse acervo e tudo que vier a acrescê-lo.

Orgulho de rever Pedro, o Segundo Imperador, de semblante majestoso, imbuído de força e dignidade, na responsabilidade de conduzir o Império do Brasil e seu povo, na data de sua maioridade, aos 16 anos.

Emoção de rever a Menina Isabel, Jovem Princesa, na primavera de 1854, a provocar arrepios por se fazer tão nitidamente presente, naquele passado tão distante.

Orgulho e Emoção de presenciar as Núpcias de Isabel e Gastão, no obra de Jules Le Chevrel, que naquele concomitante momento orientava Pedro Américo e Victor Meirelles e esboçar os traços fisionômicos das autoridades imperiais presentes à Solenidade.

Êxtase, em reconhecer a magnitude de Carlota Joaquina, a Reinante, a colocar-se como Mater, diante de sua filha ao colo, Maria Isabel, irmã de Pedro I, futura Rainha da Espanha.

Fascínio ao admirar a exuberância do leque de ouro e diamantes da Imperatriz Carolina Leopoldina, obra de magistral ourivesaria, a denotar todo o glamour que girava em torno da Casa Reinante do Brasil, ativa formadora de tendências para os apurados padrões das mais expoentes hierarquias europeias. 

É indescritível o sentimento de ingressar no passado e vivê-lo presentemente, como um sonho vivo e real.

Trazê-lo aos nossos dias, com a sutil e fundamental tarefa de disseminar a percepção de nossas origens e identidade.

Casa Imperial Brasileira, suas Sutilezas e Glamour, tem a força surpreendente de descortinar momentos e nuances do cotidiano do século XIX brasileiro e da atmosfera a pulsar naqueles dias, de forma tão efetiva e palpável, como o trajeto de nosso momento contemporâneo.

Esse catálogo, que tem como objetivo perpetuar a tarefa que assumimos, representa uma sucessão de mais de trezentos componentes, como pinturas, louças, cristais, tecidos, metais diversos, enfim, objetos de um tempo, a desempenharem performance, como uma sequência de fotogramas cinematográficos, que documentam imagens, fatos e sensações da espinha dorsal de nossa história o século XIX.

Estender-nos será prosseguir por uma infindável prole de comentários e observações, tão grandiosa é nossa fonte de inspiração, pelo que entregaremos os passos seguintes ao privilégio de nossos clientes e amigos em sonhar como o fazemos.

Usufruam, e assim seremos agraciados pela mais elevada satisfação.

Miguel Salles”

Casa Imperial Brasileira. Claude Joseph Barandier. Chambery, França, 1807 Brasil, 1877

“Pedro II. Maioridade”. OST. Apresenta-se fardado ostentando o Tosão de ouro e placas de Três Ordens, segurando chapéu de pontas à direita e a espada cravejada à esquerda, ao fundo cena do Rio de Janeiro tendo no primeiro plano o portal do Palácio de São Cristóvão, assinado e datado 1840, data da Maioridade do Imperador. 51,5 x 38 cm.

 

 

Veja mais destaques deste leilão

Dom Pedro II. Óleo sobre tela. 63 x 50 cm. Emoldurado.

 

 

Casa Reinante de Portugal. Imperatriz Carlota Joaquina. Espanha, Aranjuez, 1775 Portugal, Queluz, 1830. “Nossa Senhora”. OST. 64 x 48 cm.

 

Casa Imperial Brasileira. Ponteira de prata inglesa com representação da Coroa Imperial do Brasil. Contraste da cidade de Exeter. Letra data 1837/38. Aproximadamente 15 cm.

 

Casa Imperial Brasileira. Placa horizontal de prata inglesa com Brasão Imperial ao centro sob coroa, cetro, mão da justiça, duas serpes como tenentes adornados por elementos fitomórficos vasados. Marca da cidade de Londres com letra data para 1842 e marca dos prateiros Edward Barnard, Edward Jr, John & William, registrados em 1829. Fixada sobre base de madeira envolta com veludo. Pertenceu ao paço da cidade e as datas da feitura coincidem com o casamento de Dom Pedro II com Dona Teresa Cristina. 136 x 34 cm.

 

 

Família Imperial. Cesare Mariani. Itália, 1826 1901. Magnífico tríptico de formato gótico, executado em madeira esculpida, dourada e policromada, ornado por cinco excepcionais pinturas de temática sacra. Corpo com duas portas apresentando pinturas angelicais em oração e contemplação. Interior apresenta três magníficas representações pictóricas. Na central, desponta a figura sentada, de corpo inteiro, da Virgem sustentando o Menino Deus em seu braço direito. A porta da esquerda apresenta, internamente, pintura com a figura de São Pedro. À direita a representação de São Paulo. Assinado. Aproximadamente 43 x 26 cm.

 

 

Casa Imperial Brasileira. Princesa Isabel e Gastão dOrleans, Conde dEu 3º Serviço – Fruteira baixa de porcelana francesa encimada pela Coroa Imperial. Decoração central com ramos de romãs e folhagens em policromia. 22,5 x 5,4 cm.

 

Imperatriz Dona Leopoldina – Leque de uso pessoal. Papel decorado com pintura à mão que apresenta as nove deusas filhas de Zeus em policromia. Obra assinada por Achilles Jacques Marie Jean Deveria. Vareta mestra em ouro trabalhado de tonalidades diversas com reserva de platina e brilhantes aplicados. Ostenta as iniciais P e L Pedro e Leopoldina – sobre fundo vermelho de esmalte,sob Coroa Imperial, conjunto que encima a Serpe dos Bragança. Abaixo pequeno relógio com tampa lavrada. A segunda vareta mestra, igualmente trabalhada, reserva delicada pequena caixa oval com tampa. No reverso, reserva circundada de flores com o monograma P e L Pedro e Leopoldina – sobre fundo rosa. Quatorze varetas de madrepérola esculpidas e revestidas parcialmente com realces em ouro. Botões de amarração das varetas apresentam, a cada lado, duas pedras preciosas não identificadas de tons vermelho e lilás. Aberto 56 x 30 cm.

 
 

Casa Imperial Brasileira. Paliteiro de prata representando Pedro I sobre o cavalo, em iconografia que remete à promulgação da Constituição outorgada pelo Imperador do Brasil em 25 de Março de 1824. D. Pedro I montado encontra-se sobre uma base retangular, com quatro reservas. Na frontal desponta o brasão de Armas do Império com as iniciais P I ao centro. Nas laterais apresentam-se as inscrições: “A DON(sic) PEDRO PRIMEIRO GRATIDÃO DOS BRAZILEIRO (sic)” e “SELTE(sic) DE SETEMBRO 25 DE MARÇO”. Na quarta reserva enquadra-se o Brasão de Armas do Império. Nas quinas da base postam-se quatro personagens, cujo simbolismo remete a representações alegóricas do continente americano. Peça procedente da antiga coleção do Visconde do Rio Preto. Sem marcas aparentes. 17,5 x 15 x 11 cm.

 

Informações sobre o leilão

MIGUEL SALLES ESCRITÓRIO DE ARTES – LEILÃO CASA IMPERIAL BRASILEIRA – SUTILEZAS E GLAMOUR

Exposição

De 10 a 25 de Novembro de 2018, das 11h00 às 19h00

Em nossa galeria

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1935 – Jardim Paulistano – São Paulo

Leilão

Dias 27 e 28 de Novembro de 2018
Terça e quarta-feira às 20h30

LEILÃO PRESENCIAL E ONLINE

Informações Importantes

Leiloeira

Flavia Cardoso Soares – JUCESP Nº 948

Local

Escritório de Artes Miguel Salles

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1935 – Jardim Paulistano – São Paulo

Informações: (11) 3063-5404 / (11)2579-6076
WhatsApp: (11) 9.6847-9328 / (11) 9.8136-3652