Na mídia : A saga do casaco emprestado por Jorge Amado que João Gilberto não devolvia

Seis dos 317 lotes do leilão virtual organizado pela livraria Letra Viva, que será realizado neste sábado no Rio de Janeiro, são preciosidades que reafirmam do jeitão desligado de coisas prosaicas da vida que marcaram a personalidade de o.

São cartas de Jorge Amado a Antonio Olinto pedindo que localize e faça João devolver o seu casaco, emprestado meses antes atrás ao cantor. O caso é conhecido, mas não a saga da devolução da peça.

Ei-la em capítulos — ou em lotes, que têm o lance mínimo entre R$ 70 e R$ 710.

*Lote 150

Carta de Jorge Amado para Antonio Olinto, Salvador, 27 de Setembro de 1965.

“Peço um favor a vocês: procurar aí o cantor João Gilberto, meu amigo e afilhado e receber dele um sobretudo de veludo que eu lhe emprestei quando ele foi para os Estados Unidos trazendo-o com vocês, pois preciso dele para minha viagem à Europa. O endereço de João Gilberto é o seguinte: c/o Monte Kay 200 West 57th St. – New York. Estou escrevendo ao João pedindo que ele entregue a vocês o sobretudo.”

*Lote 151
Carta de Jorge Amado para Antonio Olinto, Salvador, 8 de Novembro de 1965.
“Eu ficaria muito contente se vocês fizessem um esforço junto ao João Gilberto e pudessem me enviar o célebre casado, pois dele bem necessito para minha viagem à Europa. Se vier pelo Yanke mandem entregar em casa de James, no Rio.”

*Lote 152
Carta de Jorge Amado para Antonio Olinto, Salvador, 22 de Novembro de 1965.
“A viagem de João Gilberto é sempre duvidosa e meu casaco bem necessário para o inverno na Europa. Mandem-no por consequencia pelo primeiro portador, mesmo chegando no Rio por volta de 15 ou 16 (quando creio que virá o Yanko) pois não penso sair do Rio antes de 20. Se vier alguém antes do Yanko, melhor”.

*Lote 153
Carta de Jorge Amado para Antonio Olinto, Salvador, 29 de Novembro de 1965.
“Quanto ao célebre casaco: realmente o melhor e mais certo é vocês receberem o casaco e o enviarem por qualquer portador seja ele qual for. O único portador que não serve é o querido Joãozinho. Se ficar na dependência dele, eu viajarei para Europa sem casaco. Não por mal, é claro, porque ele é assim.”

*Lote 154
Carta de Jorge Amado para Antonio Olinto, Salvador, 6 de Dezembro de 1965.
“Apesar do otimismo de Olinto, eu continuo extremamente pessimista quanto ao casado e mesmo quanto a vinda de João Gilberto”.

*Lote 155
Carta de Jorge Amado para Antonio Olinto – Salvador, 29 de Dezembro de 1965.
“João Gilberto (viva!) trouxe casaco belíssimo”.

CLIQUE AQUI PARA IR A LEILÕES BR