Uma das pinturas brasileiras mais caras do país vai a leilão

Talvez cause alguma confusão o título dizer “pintura” ao invés do que sugere a categoria: “Quadros”. Se você conhece Antonio Bandeira, certamente entendeu o porque do título ser assim. Mas não se preocupe, explicaremos!

O célebre pintor e desenhista cearense, nascido em 1922, revelou cedo o interesse e talento pela arte. Era autodidata e não demorou para fazer sucesso. Ao lado de outros artistas, fez parte do Movimento Modernista de Fortaleza, nos anos 1940.

Dali rapidamente tornou-se reconhecido internacionalmente. Ganhou uma bolsa do governo francês e foi para Paris, onde estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes e frequentou a Académie de La Grande Chamière.

Nos anos 1950, Bandeira voltou ao Brasil e expôs no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde confrontou o público com sua nova linguagem. Explicando o título, Bandeira disse: “Nunca pinto quadros. Tento fazer pintura”; o que mostra a intenção do artista de tornar a arte mais humana, sensível e de rápida compreensão.

A pintura “A Grande Cidade Azulada” é um óleo sobre tela assinado por Antonio Bandeira, que apresenta no verso o selo do MAM-SP em comemoração ao IV Centenário da cidade, datado em 1953. A pintura vai a leilão online no dia 24 de Outubro de 2017, no site do escritório de arte Dagmar Saboya. O valor inicial é de R$2,000,000.00. Clique no botão abaixo para ver o leilão.

Confira outras pinturas que também vão a leilão: