Acervos & Coleções – Leilão Acervos & Coleções – Agosto 2020

Martha Burle faz nos dias 26 e 27 de agosto de 2020 às 20:00 hs um Grande Leilão de Acervos e Coleções com 347 lotes excepcionais.

Ótima oportunidade para compra de itens raros de coleção, como esculturas, quadros, arte sacra, prataria, móveis. objetos de colecionismo e muito mais!

Confira alguns destaques que separamos especialmente para vocês, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - escultura - deva templário

DEVA TEMPLÁRIO

Importante escultura de ferro, ouro e patina vermelha , riquíssimo em detalhes,representando DEVA TEMPLÁRIO ou simplesmente adorador, sempre estão na entrada do templos em posição de respeito e contrição. Norte da Tailândia – Cidade de MAE HONG SON, Fronteira com Myamar. Datável de meados do século XIX. Med. 92 x 45 x 57 cm de profundidade. Peso estimado: 150 kilos. Marcas do tempo. Desgastes e pequenas faltas. Base levemente empenada. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.Nota de agradecimento: Agradecimento especial a Alfredo Bariani, da TIZ leilões, por sua impar contribuição na identificação e localização da obra em questão.

clique aqui para ver o lote

Veja mais destaques

Chinese Export Silver

Exuberante serviço para chá e café de prata de exportação chinesa, Teor 900 milésimos, profusamente decorada em relevo por figuras, cenas lacustres e do cotidiano. Alças, pegas das tampas e bicos do bules simulando bambu. Marca de prateiro não identificada, atribuível a Hong kong , fins do século XIX. Composto por : Samovar, bule para café, cremeira, açucareiro com tampa, recipiente sem tampa, bandeja com alças. Ao todo 6 peças. Peso total : 4.484 gramas . Marcas de uso. Pequeno restauro na base do samovar. pequenas faltas e marcas de uso. Nota: Peças semelhantes com marca de Hong Kong, vendidas a varejo no final do século XIX por Kwan Hing , Wang Hing e outros que trabalharam em Hong Kong em fins do Século XIX, princípio do século XX.

Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália, 1942)

Multiplo – recorte de papel em relevo. Múltiplo tiragem 2/20, datado de 1972/96. Data concepção Projeto -1972 , Data execução projeto contendo 20 múltiplos – 1996. Med 28,5 x 19 cm (MI); X cm (ME). Presença de pontos de acidez sobre a supérfície do papel da escultura/objeto. Marcas do tempo. No estado….

RARO 

Excepcional grupo escultórico de coral , representado por deusa da prosperidade. Esta carrega em uma das mãos vara com cesto de palha contendo flores e frutos preso por uma corrente e na outra mão farto galho com romãs e morcego. China – atribuível ao Séc XIX. Esta obra pode ser equiparada a uma joia, dado a qualidade e nobreza de matéria prima utilizada e do escultor. Med. 22 x 4,5 x 10 cm de altura. Peso total: 239 gramas. Acompanha peanha de madeira. Ex coleção Mariazinha Guinle ( 1911 – 1993/ RJ) . Atual Coleção Rio de Janeiro/RJ. Presença de duas antigas fissuras localizadas uma na vara e a outra na junção da mão c om o galho de româ. Marcas do tempo.

João Timótheo da Costa (Rio de Janeiro RJ 1879 – 1932)

” Baia de Guanabara”. Óleo sobre tela. Assinado. Datado 1919. Paisagem iconográfica do Rio de Janeiro a partir de Niterói. Etiqueta de exposição na Pinacoteca de São Paulo/SP.Med. 62 x 62 cm (MI); 74,5 x 74,5 cm (ME). Ex- coleção Gerson Zalcberg . Atual coleção Rio de Janeiro/RJ. Nota Biográfica: Pintor e decorador. Nascido de uma família pobre e numerosa, iniciou suas atividades como aprendiz na Casa da Moeda do Rio de Janeiro…

Newton de Rezende Silva (São Paulo, São Paulo, 1912 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994)

“Tarde no Parque”. òleo sobre eucatex, assinado e datado 1947. Med. 60,5 x 47,5 cm (MI); 87 x 74 cm (ME). Sujicidade sobre a camada pictórica. Coleção Particular Vassouras/RJ. Nota Biográfica: Pintor, desenhista, gravador, escultor. É autodidata em pintura. Em 1946 viaja a Buenos Aires, onde trabalha como artista publicitário….

João Baptista da Costa (Itaguaí RJ 1865 – Rio de Janeiro RJ 1926)

“Paisagem rural”.. Óleo sobre tela. Assinado. Circa 1900. Paisagem rural” nos arredores de Petrópolis/RJ”. Med 34,5 x 53,5 cm (MI); 60 x 79 cm (ME). Presença de craquelet sobre a superfície pictórica. Coleção particular Rio de Janeiro/RJ…

Belíssimo copo de prata repuxada, cinzelada e guilhochada. Corpo torcido em gomos junto a base. Borda adornada por elementos fitomorfos e flores. Brasil – Séc XIX. Med 14 x 10,5 cm de diâmetro. Peso total: 300 gramas. Marcas do tempo. Fundo restaurado. Possivelmente substituído. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

Arte Africana 

Raríssima e antiga bolsa de madeira maciça entalhada, dita caixa de prestígio de rei ou chefe importante, com tampa e base unidas por cordão de fibras naturais. Toda a sua extensão adornada por entalhes com a repetição de temática geométrica tribal. Na parte interna orifício profundo na parte inferior e tampa, provavelmente para guardar “fetiche” sagrado usado em cerimônias e/ou amuleto pessoal.Tampa encimada por duas figuras de entidades guardiãs. Africa – Fins do Séc XIX/ Princípio do Séc XX…

GURUDAS ALADOS 

Par de monumentais GARUDAS ALADOS, de madeira nobre entalhada e profusamente policromada. INDIA – Segunda metade do Século XIX, provenientes da região fronteiriça entre RAJASTHAN E GUJARAT, Med. 60 X 80 X 23 cm de profundidade (cada um)….

BUDDAH

Magnífica Representação de Buddah em bloco único de madeira maciça com resquícios da policromia original. O caráter singelo desta representação , assim como a ausência de adornos de ouro e pedraria, comuns nas peças ditas “templárias”, denotam proveniência de santuário doméstico. CAMBODIA/Região vizinha SIEM REAP/ANGKOR WAT – circa 1880/1920. Med. 89 x 58 x 34 cm….

Concessa Colaço 

(1929), Raro tapete dito “tapeçaria de chão”, Med. 4,73 x 2,83 m = 13,39 m2. Marcas do tempo. Necessita de alguns reparos e trocar o forro. No Estado. Coleção Particular – Rio de janeiro /RJ. Nota Biográfica: Radicada no Rio de Janeiro desde a década de 1940, tornou-se um ícone da arte da tapeçaria no Brasil, tendo realizado diversas exposições no Brasil e no exterior. Sua obra integra o acervo de diversos museus nacionais e internacionais, dentre outros o Museu do Vaticano e o Museu de Washington. O salão de banquete do Palácio do Planalto, Brasília, concebido por Ana Maria Niemeyer, possui em sua decoração as tapeçarias Saudades do meu jardim I e II e a sala de espera decorada com Manhã de Cores”.

Di Cavalcanti 

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo (Rio de Janeiro,1897 – 1976), “Músicos”. Técnica mista sobre papel. Assinado. Med 25 x 14 cm (MI); x cm (ME). A obra se encontra em perfeito estado. Foi recentemente limpa pelo atelier Silvia Bazzoni. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

Nossa Senhora do Carmo

Rara e importante Imagem de madeira entalhada e policromada. Pernambuco – Brasil – Séc. XVIII/ XIX. Med. 44 x 17 x 15 cm de profundidade (medidas totais) 36 cm de altura (Imagem). Necessita de pequenos restauros.Presença de entupimento da talha devido a extensão de repintura,particularmente na carnação e asas dos anjos. Braço do menino Jesus quebrado. Perdas de dedinho e parte da mão da Nsra. Faltas e sujicidade. No estado. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.

Edoardo de Martino (Meta, Itália 1838 – Londres, Inglaterra 1912)

“Encouraçado São Paulo”. Óleo sobre tela. Assinado. Med 30 x 73 cm (MI); 51 x 94 cm (ME). Presença de anotação no chassi no verso da obra ” Encouraçado – São Paulo / Rio de janeiro” e de etiqueta do Escritório de Arte – Renato Magalhães Gouvêa. Coleção Particular Bocaina – São Paulo/SP. Estado de conservação : Sujicidade sobre a camada pictórica. Obra reentelada. Faltas com perdas de substância . No estado. Nota Biográfica: Oficial da Marinha e pintor, o italiano Edoardo De Martino (1836-1912) viveu no Brasil entre 1868 e 1875. Por aqui, foi convidado pelo imperador dom Pedro II a documentar a Guerra do Paraguai, trabalho que o projetou como autor de impecáveis marinhas e retratos detalhistas de embarcações das Forças Armadas.

clique aqui para ver o catálogo completo

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO ON LINE OU COM HORA MARCADA

O nosso escritório se encontra ao inteiro dispor dos nossos clientes, entre os dias 15 a 26 de Agosto de 2020, para fornecer detalhes, imagens extras e tudo o que for necessário,alusivo ao conteúdo do nosso catálogo, através de atendimento online, por whatsapp e telefone das 11h às 19h.

LEILÃO

Dias 26 e 27 de Agosto de 2020
Quarta e Quinta-feira às 20h

LEILÃO ON LINE E POR TELEFONE

ACEITAREMOS LANCES PRÉVIOS,
POR TELEFONE E ONLINE

**** PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO ****

clique aqui para fazer seu cadastro

LEILOEIRO

Felix Conrado Gassiebayle – JUCERJA Nº 181

LOCAL

ENCONTRO DAS ARTES

Martha Burle Escritório de Arte

Rua Siqueira Campos 143, Sblojas 71 e 72 – Copacabana – Rio de Janeiro
ATENDIMENTO SOMENTE POR WHATSAPP,E-MAIL E TELEFONE DAS 11:00 AS 19:00 HORAS.

LANCES PRÉVIOS
marthaburle@gmail.com

acervosecolecoes@gmail.com

www.marthaburleleiloes.com.br

Informações:(21) 2236-1338

(21) 99811-5136(Whatsapp)

clique aqui para ver o catálogo completo