Began & Marise Domingues – Acervo Olivier Anquier – Abril 2021

Began Antiguidades & Marise Domingues Arte e Leilões faz o Leilão do Acervo e coleção de Olivier Anquier nos dias 13, 14, 15 e 16 de Abril de 2021 às 20:00 hs com um total de 697 lotes.

Está no leilão um incrível acervo contendo móveis, relógios, porcelanas, pratas, vasos, quadros e muito mais!

Confira alguns destaques que separamos especialmente, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - travessa - cia das índias (1644 - 1911)

Grande Travessa oval para assados com sua placa vazada de porcelana Companhia das Índias. Apresenta decoração nos esmaltes policromados da Família Rosa. Bordas estilizadas em torsades com guirlanda florida centralizando arranjos de frutas e flores sobre fruteiras de pé alto. China. Dinastia Qing (1644 – 1911). Qianlong (1736-1795). 46,5 x 39,5 cm.

CLIQUE AQUI PARA VER O LOTE

destaques | clique nas imagens

Excepcional mesa de apresentação francesa Napoléon III estilo Boulle, profusamente ornamentada por estilizações embutidas em metal amarelo e ornada por frisos e arremates em bronze ormolu. Tampo oblongo recortado apresentando medalhão central ladeado por reservas. Borda cinzelada com larga faixa em arcos. Saia abaulada, ornada por painéis centralizando adornos com volutas. Pernas curvilíneas com joelhos salientes realçados por composições com máscaras e perolados. Séc. XIX. 79 x 148 x 90 cm. Esse lote encontra-se em Minas Gerais e estará disponível para retirada em SP a partir de um semana após o término do leilão, dia 23 de Abril de 2021. Agradeço a compreensão.

DINUCCI, Salvatore

Excepcional mesa para jantar em madeira nobre e vidro. Tampo com laterais recurvas, decorado com desenhos de linha, em dourado velho, coadunando elementos gráficos e fitomorfos sobre pátina branca, coberto por vidro plano. Emoldurado em madeira dourado e apoiado em pernas de feitio oriental, emaranhadas em curvas e contracurvas, todas, finamente entalhadas e fixadas por dois piões centrais. Apoiam-se em duas bases quadradas, rematadas em recortes e curvas laterais. Travessa de Segurança em retângulo vazado. São Paulo, anos 1950. 79 x 271 x 110 cm. Esse lote encontra-se em Minas Gerais e estará disponível para retirada em SP a partir de um semana após o término do leilão, dia 23 de Abril de 2021. Agradeço a compreensão.

GALLÉ, ÉMILE (1846-1904)

Bela escrivaninha Art Nouveau em madeira clara ornamentada por folhagens floridas em marqueterie. Tampo retangular com quinas arredondadas, encimado por alçada com gavetas laterais, sustentando prateleira e frontão lavrado com painéis emoldurados. Caixa retangular apresentando par de gavetas alinhadas e ilhargas lisas. Pernas retas e filetadas rematadas por pés suavemente recurvos. Assinado. 2ª metade do séc. XIX. 113 x 75 x 48 cm. Esse lote encontra-se em Minas Gerais e estará disponível para retirada em SP a partir de um semana após o término do leilão, dia 23 de Abril de 2021. Agradeço a compreensão.

Par de cadeiras altas (tronos) chinesas em madeira patinada em tons de verde. Tabelas e espaldares retos e altos. Cachaços arqueados. Braços em S apoiados em assentos quadrangulares. Pernas retilíneas reunidas às bases por traves lisas. 210 x 66 x 55 cm. Esse lote encontra-se em Minas Gerais e estará disponível para retirada a partir de um semana após o término do leilão, dia 23 de Abril de 2021. Agradeço a compreensão.

DINUCCI

Conjunto italiano de sofá para dois lugares e par de poltronas. Encostos retos, braços levemente revirados e assentos com almofadões. Pernas torneadas e aneladas retas. Peças do famoso designer Salvatore Dinucci da década de 1940. 75 x 150 x 60 cm (sofá). 84 x 55 x 70 cm (poltrona). Necessita de um novo estofamento. Sinais de uso. Peça pertencente ao acervo de Olivier Anquier.

PHILIPPE STARCK (Paris, 1949) 

Conjunto de quatro cadeiras italianas com estruturas em madeira clara, modelo Aleph. Assentos estofados em couro. Desing do artista para Driade, Aleph. Made in Italy. Apresenta etiqueta do design na parte interna do assento. 67 x 46 x 43 cm. Peça pertencente ao acervo de Olivier Anquier. Arquiteto e designer francês. É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega em suas criações. Sttarck tem uma vasta obra arquitetônica que se mescla ao design de interior, vista e reconhecida em hotéis icônicos espalhados por todo o mundo.

Travessa retangular chanfrada de porcelana Companhia das Índias ornamentado em esmaltes policromados da Famille Rose. Borda decorada com flores e frutas alternadas por estilizações. Centro ornado com rolos de pinturas florais ladeados por romãs. China. Dinastia Qing (1644 – 1911). Qianlong (1736-1785). 41 x 33 cm.

Par de castiçais de prata portuguesa repuxada e cinzelada, ornamentados por faixas de gomos e frisos florais. Hastes construídas em segmentos de balaústre, encimadas por bobeches abauladas com bordas peroladas. Bases circulares almofadadas. Contrastes do Porto P Coroa atribuíveis a António José de Sousa, usados entre 1818-1836 e marcas do prateiro Manuel António da Silva, citado em 1822. (Moitinho, P-26 à p.192 e P-443 à p.269). 799 gramas.

Móvel cristaleira de formato retangular, apresentando grande vitrine central. Estilo e época Eduardiana. Frente decorada por moldura oval e gaveta inferior. Armários laterais até meia altura, com portas almofadadas ornadas por medalhões e estilizações em marqueterie, encimados por prateleiras, colunatas laterais e fundos espelhados. Parte superior com frontão recortado em arco com espelho. Saia inferior reta apoiada em pernas retilíneas. Inglaterra. Fim do séc. XIX. 200 x 128 x 37 cm.

Belíssimo par de luminárias para seis luzes cada, Bojo de porcelana de manufatura Imperial de Sevres. Bases, alças laterais e parte superior em ricos detalhes em bronze banhado a ouro. França. Séc. XIX. 96 cm total. Cúpula 33 x 46 cm. Eletrificação posterior.

Luminária de mesa de estilo vitoriano em pasta de vidro na cor bege. Cúpula e base de metal patinado em dourado e adornado com placas de vidro. Apresenta diferenciado detalhe, pois o pé também acende. USA. Circa 1900. 52 x 44 cm.

Belíssimo e grande vaso de porcelana japonesa de Imari, decorado com motivos florais em azul e “rouge de fer”. Exuberantes alças em bronze “ormollu”, fundido em representações angelicais, em alegoria mitológica subaquática, empunhando folhas de acanto fundidas e retorcidas com volutas, conectados por virola. Japão. Séc. XIX. 70 cm.

TUNGA (Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão – Palmares, Pernambuco, 1952 – Rio de Janeiro, 2016)

Sem Título. Gravura. 45/50. Ass. cid. Datado 98. 105 x 75 cm (MI). 122 x 91 cm (ME). Obra pertencente ao acervo de Olivier Anquier. Reproduzida no catálogo do artista em 2013.

Peça de coleção 

Relógio de mesa, da marca francesa Bayard, encomendado especialmente pela fabrica de Realengo (Fabrica de cartuchos e artifícios de guerra do Exercito). Apresentando placa der bronze com as inscrições 10 de abril de 1941 ao Exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas. Na base pintura a mão assinada por Oswaldo Silva e com os dizeres A Indústria Militar no Estado Novo, 1930-1941. Caixa retangular em vidro, estilo Militaria. Mostrador no formato de cantil, balas figurando números e armas branco como ponteiros, ladeado por projéteis. Base em madeira com bordas em marqueterie. Perfeito estado visual e mecânico. 45 x 35 x 25 cm. Peça pertencente ao acervo de Olivier Anquier.

clique aqui para ver o catálogo COMPLETO

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

Exposição de 26 de Março a 12 de Abril de 2021

De Segunda a Sexta-Feira, de 11h às 17h

EXPOSIÇÃO E LEILÃO SOMENTE ON LINE

LEILÃO

Dias 13, 14, 15 e 16 de Abril de 2021

Terça, Quarta, Quinta e Sexta-Feira às 20h

*****PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO*****

CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU CADASTRO

LEILOEIRO

Roberto de Magalhães Gouvêa – JUCESP Nº 403

LOCAL

Rua da Consolação, 2250 – Consolação. São Paulo – Estacionamento no local.

Contato: (11) 3256-1125 ou (11) 97120-1228.

clique aqui para ver o catálogo COMPLETO