Leilões Petrópolis – Leilão de Arte e Antiguidades – Janeiro de 2022

O Leilões Petrópolis realizará o Leilão de Arte e Antiguidades no dia 24 de Janeiro de 2022 às 20:00h com um total de 157 lotes.

Ótima oportunidade para compra de obras de alto padrão.

Confira agora o catálogo completo do leilão e alguns destaques que separamos especialmente, clique nas imagens para ir diretamente a peça.

destaque - oléo sobre tela - KAZUO WAKABAYASHI

KAZUO WAKABAYASHI (1931 2021) – “Abstração Preta”, óleo sobre tela, titulado no verso, década de 1960, assinado no C.S.E., med. 38 x 46 cm. No verso, selo da galeria Ipanema.

CLIQUE AQUI PARA VER O LOTE

destaques | clique nas imagens

BACCARAT –

Séc. XIX 06 cálices facetados para licor, na cor verde, med. 13 cm.

PRATA – Curiosíssimo e raro trio para viagem, donde entre outras coisas, tem-se um bloco de prata com placas de marfim com inscritos. Apresenta cenas mitológicas em profusão. Med. 31 cm, peso 190 gr.

PRATA Bela e rara coroa do Divino em prata cinzelada e burilada, arrematada por espera onde pousa a pomba do Divino. Peça de coleção. med. 25 cm de alt., 17 cm de diâmetro, peso 460 gr.

Magnífico medalhão em prata contrastada, martelado, cinzelado, guilhochado e repuxado, exibindo volutas e frutos, nas bordas efígies de soldados espanhóis. Ao centro, sustenta a figura de “Cristobal Colon”, med. 80 x 80 cm. peso aprox. 4.150 kg.

SERVIÇO REAL DOS CORREIOS MONTADOS – Raríssima sopeira oval com sua tampa de porcelana chinesa Cia das Índias do serviço denominado “Serviço dos Correios Montados”, datado do séc. XVIII. Borda com esmalte azul e gregas em ouro. Medalhões centrais com a cena de um mensageiro a cavalo diante de personagens em torno de uma mesa sob uma árvore. Esmaltes verde, azul, ligeiros toques de tom rosa e vermelho. A classificação é de Família Verde apesar dos toques rosa. Existem outras peças do serviço, no Chateau dEu, na França. O Chateau dEu tornou-se residência da Família Imperial Brasileira no exílio. Gastão de Orleans, Conde dEu, recebeu permissão de seus familiares para residir no Castelo junto com sua esposa, a Princesa Isabel do Brasil, e três filhos. Os seus descendentes residiram no Castelo até 1945. Adquirido pelo Governo Municipal de Sena Marítimo em 1961, o Castelo dEu reabriu em 1973, passando a abrigar a Casa da Câmara e o chamado Musée Louis-Philippe, este último destinado a preservar a memória dos príncipes e da monarquia. Em seu acervo encontram-se peças pertencentes à Família Imperial Brasileira, notadamente peças do Serviço dos Correios Montados. Em 1970, em seu primeiro leilão de arte, Leone, apresentou na capa de seu convite e catálogo um exemplar do Serviço, uma sopeira do mesmo serviço. A peça bateu o recorde de preço para uma Sopeira Cia das Índias, tendo atingido o valor arredondado de U$ 173.000,00, à época. Período Qianlong (1736 – 1795). Med. 29 x 33 x 24 cm. Bibliografia: Revista Arte Hoje – Rio Gráfica Editora, reproduzida na contra capa inteira por Leone Leilões; Brasil e a Louça da Índia, Elvino da Fonseca Brancante; Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores, págs. 298 e 299; Chinese Export Porcelain, por Jorge Getúlio Veiga.

Rico e exuberante exemplo de lapinha. Raro nicho de oratório em madeira patinada e entalhada, Dom José I, Séc. XVIII, Santa Luzia do Rio das Velhas/MG. Interior ricamente decorado com pinturas de rosinhas de malabar, imagens finamente esculpidas em pedra sabão, na parte inferior do nicho encontra-se uma rara representação de presépio tornando esta peça sem igual e de muita importância para qualquer coleção sacra brasileira, med. ????

MIRIAN (1936 1996) – “Casal”, óleo sobre madeira, med. 28 x 15 cm. Assinado e datado 1972.

Singelo tinteiro em prata europeia contrastada. Apresenta um recipiente de tinta diferente do outro, arrematados com tampa em prata estilizados com esquilos, med. 28 x 13 cm, peso bruto 160 gr.

Raríssimo, se não muito raro, bule Cia das Índias com rica decoração com peônias e carpas Imperiais e tampa de prata, cinzelada e guilhochada do serviço de “MADAME POMPADOUR”, do tipo 1, (1721 1764), período Chieng Lung, (1736 1795), med. 14 cm. Selos ao fundo J. REIS FERNANDES. LONDON, sob o número 1696.

PRATA – Raríssimo relicário, Séc. XIX, em forma de cruz com figuras finamente buriladas, a inscrição no verso “A Itameury”, med. 11,5 x 6,5 cm, peso 45 gr.

clique aqui para ver o catálogo completo

Informações sobre o leilão

EXPOSIÇÃO

De 07 de Janeiro a 24 de Janeiro de 2022.

De Segunda a Sábado das 10h às 18h.

Local da Exposição

Estrada União e Indústria, 9200 Loja F2 – Shopping Valley – Itaipava
Petrópolis – RJ

Visando preservar a saúde e a segurança de todos, o uso da máscara e do álcool em gel será fundamental para dificultar a propagação e o contágio do vírus.

LEILÃO

Dia 24 de Janeiro de 2022.

Segunda-feira às 20h – Noite Única.

LEILÃO SOMENTE ONLINE E TELEFONE

(21) 9.9621-8077 (NA HORA DO PREGÃO)

 

Organização: Leilões Petrópolis

Classificação e digitação: Bruna Tavares

Arte Visual: Leonardo Engelhardt

Fotos: Lucien Prouvot

Agradecimentos: João e Denise Barbosa, Vivi João, Laura Gattis Felipe João e Herbert Vinícius.

A retirada dos lotes arrematados deverá ser agendada por telefone ou e-mail.

A entrega dos lotes só poderá ser efetuada após o pagamento total da compra.

Arrematantes do Rio de Janeiro, Grande Rio e Região Serrana, São Paulo (Capital) teremos um frete compartilhado, caso necessite, informaremos os valores.

Arrematantes de outros Estados, informaremos o valor do envio pelos Correios.

*****PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO FAZER O CADASTRO*****

clique aqui para fazer seu cadastro

LEILOEIRO

Patricia Levy – JUCERJA Nº 268

LOCAL

Leilões Petrópolis

Estrada União e Indústria, 9200 Loja F2 – Shopping Valley – Itaipava
Petrópolis – RJ

email: leiloespetropolis@gmail.com

Informações: (24) 2222-4858
WhatsApp: (24) 9.9943-2600

clique aqui para ver o catálogo completo